#Transformaê: Colégios do interior da Bahia promovem integração com a comunidade durante a Virada Educacional

Secretário estadual Walter Pinheiro acompanha TransformaÊ no Colégio Elizabete Chaves Veloso.
Secretário estadual Walter Pinheiro acompanha TransformaÊ no Colégio Elizabete Chaves Veloso.
Secretário estadual Walter Pinheiro acompanha TransformaÊ no Colégio Elizabete Chaves Veloso.
Secretário estadual Walter Pinheiro acompanha TransformaÊ no Colégio Elizabete Chaves Veloso.

As escolas da rede estadual da Bahia, apresentam nesta quinta-feira (21/09/2017), seus projetos de arte e cultura, experimentos científicos  e intervenções desenvolvidas durante o ano letivo de 2017, na segunda edição do #Transformaê – Virada Educacional Bahia. Com o tema “Tomando Partido pela Escola”, a ação visa reafirmar a importância da escola enquanto local da formação humana, social, política e econômica, favorecendo a realização de intervenções sociais para a melhoria de cada cidadão que compõem o universo educacional.

Nas Escolas Culturais das cidades de Itabuna e Juazeiro, estão sendo apresentadas uma série de experiências educacionais e atividades culturais. No Colégio Modelo de Juazeiro, no norte do estado, os convidados visitam a exposição de arte dos estudantes, participam de palestras, debates, testes vocacionais e oficinas de dança e pintura. Já em Itabuna, no sul da Bahia, o Colégio Luís Eduardo Magalhães abriu as portas da unidade para a família e a comunidade participarem das atividades e brincadeiras interdisciplinares na área da dança, teatro, literatura e música. “A grande expectativa é para o Show de talentos, com a participação da comunidade escolar, e que vai acontecer ainda hoje, no auditório da unidade, diz a diretora Ednailza Carvalho.

O estudante do Colégio Modelo de Itabuna, Matheus Saad, 16, do 1º ano do Ensino Médio, conta que está participando de várias atividades e parabeniza a escola pela programação diversificada. “Já apresentei um número de dança, assisti palestra e também estou inscrito na brincadeira ‘caça ao tesouro’. A escola está cumprindo o que prometeu. Também gostei da proposta da escola de revelar talentos de forma lúdica”, declara.

O Superintendente de Políticas para a Educação Básica, Ney Campelo, esteve no colégio Estadual Edna Moreira Pinto Daltro, em Capim Grosso (a 272 Km de Salvador), no Centro Norte, e conferiu as atividades da unidade. “Foi uma boa escolha que fiz vindo aqui. Eu diria que o #Transformaê tem proporcionado algo muito importante para essa virada na direção de uma educação pública de qualidade, porque está liberando a energia criativa da escola. Os estudantes produziram um trabalho fantástico e muito qualificado. Eles estão transformando esse momento em uma experiência muito rica, além de tomar partido pelo projeto educacional deles. Com certeza essa virada educacional vai proporcionar resultados satisfatórios na aprendizagem e nos indicadores de desempenho da escola”, parabeniza.

O Colégio Estadual Centenário, na cidade de Itaberaba (a 264Km de Salvador), no Centro Norte baiano, aproveitou o momento festivo para reinaugurar a rádio escolar ‘Radialista Iranildo Lima’, que ganhou reestruturação do espaço e equipamentos novos. “Preparamos uma programação bem diversificada. Temos oficinas do Grafitaê, com a participação da família, apresentação dos projetos estruturantes, exposição dos projetos Ciência na Escola e a retomada da operação da rádio escolar, comandada pelos estudantes”, relata o diretor da unidade, Amauri Menezes.

Atividades

 No Colégio Estadual Alaor Coutinho, localizado na Praia do Forte, Mata de São João, a grande atração do #Transformaê é o 1º campeonato de skate da unidade. Na cidade de Formosa do Rio Preto (a 1.026 Km de Salvador), extremo Oeste, intervenções sociais, e apresentações de dança e da fanfarra do Colégio Isabel Araújo da Silva estão movimentando a comunidade escolar e toda a cidade.

Tanto nas escolas como nos Centros de Educação Profissional, estudantes, professores, gestores e funcionários participam desta Virada Educacional, como o CEEP em Alimentos e Recursos Naturais Pio XII, em Jaguaquara; CEEP em Saúde Adélia Teixeira, Vitória da Conquista; Colégio Democrático Estadual Anísio Teixeira, Potiraguá; Colégio Estadual de Serra Grande; Colégio Estadual Estela Aleluia Guimarães, Taperoá;  Colégio Estadual Maria Xavier Reis, Tancredo Neves;  Escola Estadual Alaor Coutinho, Vitória da Conquista; Escola Estadual Regis Bittencourt, Feira de Santana; Colégio Estadual Naomar Soares Alcântara, Itarantin; Colégio Modelo (Celem), Pojuca; Colégio Estadual Maria Xavier Reis, Tancredo Neves; Colégio Estadual Dr. Antônio Rivaldo, Porto Seguro; Colégio Estadual Estela Aleluia Guimarães, Taperoá e muito mais.  São 12 horas de atividades simultâneas, com a integração da escola com a comunidade, em cerca de mil unidades escolares da rede estadual de ensino da Bahia.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 120761 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.