TJBA é destaque no ingresso de processos eletrônicos entre tribunais de médio porte do País

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
Tribunal de Justiça do Estado da Bahia julga por unanimidade que greve dos servidores do Município de Camaçari é ilegal.
Tribunal de Justiça do Estado da Bahia julga por unanimidade que greve dos servidores do Município de Camaçari é ilegal.

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) foi a segunda corte com maior percentual de processos ingressados eletronicamente entre os tribunais de justiça de médio porte do País em 2016. O resultado foi mensurado através do Índice de Processos Eletrônicos (ProcEl), um dos parâmetros estabelecidos pelo Relatório Justiça em Números 2017.

De acordo com o documento produzido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e divulgado na última segunda-feira (04/09/2017), o TJBA registrou um índice de 84,7, ficando atrás somente da marca alcançada pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina (90,8). O número alcançado pelo tribunal baiano foi 60% maior que a média registrada pelas outras nove cortes de médio porte.

Vale salientar que a separação dos tribunais em grande, médio ou pequeno porte é realizada pelo CNJ com o objetivo de respeitar as mais distintas realidades, como o montante de processos que tramitam em cada corte e o total de magistrados trabalhando, bem como outros critérios utilizados. O ProcEl é calculado a partir da divisão do total de autos eletrônicos novos pelo total de casos novos (exceto as execuções judiciais).

Durante a gestão da desembargadora Maria do Socorro Barreto Santiago à frente do Judiciário baiano, o Tribunal de Justiça da Bahia promoveu a digitalização de mais de quase meio milhão de processos. Neste período, 345.759 autos foram digitalizados em 22 Comarcas do interior. Já em Salvador, outros 113.436 processos deixaram de ser físicos nas varas de relação de consumo, cíveis, familiares e criminais.

Os Núcleos Regionais de Digitalização (Nuredis) vêm reunindo esforços para converter os processos físicos em formato digital com o objetivo de promover uma maior organização do acervo e agilidade na gestão das informações que circulam no judiciário estadual.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 121931 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.