Sistema de videomonitoramento inédito na Bahia será implantado em Itaberaba

Vista da cidade de Itaberaba.

Vista da cidade de Itaberaba.

Itaberaba, na Chapada Diamantina, foi escolhida como cidade piloto na Bahia para a implantação de um sistema de videomonitoramento compartilhado. O projeto desenvolvido pela Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP/BA), em parceria com prefeitura local, pretende ampliar a segurança e reforçar a sensação de bem-estar da população com o uso de inteligência, comunicação e tecnologia.

O sistema contará com o apoio mútuo do poder público, da população e do comércio local, no sentido de todos disponibilizarem o sinal de câmeras de monitoramento para a central de informações do 11º Batalhão de Polícia Militar. Com essa estrutura de comunicação, a PM dará mais eficiência ao atendimento de ocorrências e ao despacho de viaturas, além de inibir a atuação de criminosos.

De acordo com o prefeito de Itaberaba, Ricardo Mascarenhas, a cidade que é conhecida como “Portal da Chapada” passa pelas mesmas dificuldades que uma capital. “A criminalidade também chegou ao interior, com o aumento do tráfico de drogas. Então, nosso objetivo é fazer com que o cidadão sinta o poder público mais perto, deixando a população mais segura”, destaca o gestor.

Para iniciar o projeto, o município de Itaberaba está firmando com o Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Segurança Pública, um termo de cooperação técnica, com vigência de 03 anos, comprometendo-se a ceder imagens de 35 câmeras de trânsito já instaladas na cidade. Um grupo de trabalho foi montado com a participação da Polícia Militar, de empresas de tecnologia, da Câmara de Dirigentes e Lojistas (CDL), representantes da sociedade civil, superintendência municipal de trânsito, prefeitura e demais órgãos para dar andamento na implantação do sistema nos próximos meses.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]