Semana Nacional de Trânsito leva noções a crianças em Feira de Santana

Semana Nacional de Trânsito ocorre no estacionamento da Prefeitura de Feira de Santana.
Semana Nacional de Trânsito ocorre no estacionamento da Prefeitura de Feira de Santana.
Semana Nacional de Trânsito ocorre no estacionamento da Prefeitura de Feira de Santana.
Semana Nacional de Trânsito ocorre no estacionamento da Prefeitura de Feira de Santana.

Crianças das séries iniciais de escolas municipais e privadas de Feira de Santana participaram, na manhã desta quarta-feira (20/09/2017), de eventos voltados à conscientização para o trânsito. Participaram de palestras e viram situações neste setor em vários estantes.

Até sexta-feira, 22, acontece a Semana Nacional de Trânsito, que tem como tema ‘Minha escolha faz a diferença no trânsito’, no Estacionamento da Prefeitura, com o envolvimento de vários órgãos deste setor.

Eles foram orientados sobre a necessidade de respeitar a sinalização horizontal e vertical. Gabriele Silva Nascimento, matriculada no terceiro ano na Escola Célida Soares Rocha, mostrou que sabe ler a linguagem da cores dos semáforos.

“O verde é para os motoristas seguirem e a gente parar, o amarelo é para que o motorista fique atento e o vermelho é para que o motorista pare e a gente atravesse a rua”, disse a menina, que tem dez anos. “Tudo deve ser feito com muita segurança para evitar acidentes”.

Os pequenos também foram orientados para que atravessem a rua apenas pela faixa de pedestres. “Assim fica mais seguro para a gente passar de um lado para o outro da rua”, afirmou Maria Eduarda, 9, que também frequenta a escola localizada na Rua Nova.

Nas palestras, as crianças são orientas sobre segurança no trânsito, como o respeito à faixa de pedestres, o uso de equipamentos de segurança, como capacete, e do cinto.

Na opinião da agente de trânsito Carina Rocha, que palestrou para as crianças, quanto mais elas souberem sobre segurança e prevenção de acidentes, melhor para que esta relação aconteça de forma saudável. As crianças também agem como multiplicador de informações para com seus parentes.

Crianças são o foco da Semana Nacional do Trânsito em Feira
Crianças em idade escolar estão sendo sensibilizadas para se tornarem multiplicadoras de informações sobre as leis do Código Nacional de Trânsito junto aos próprios pais condutores de veículos. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Prevenção à Violência e Promoção dos Direitos Humanos (Seprev) e marca as comemorações durante a Semana Nacional do Trânsito em Feira de Santana.

Em estandes da Seprev e da Guarda Municipal, montados no estacionamento da Prefeitura, junto aos estandes de outros órgãos públicos, também está o ônibus do vídeo-monitoramento, importante equipamento que auxilia na prevenção da violência e identificação de ocorrências.

Os estudantes que visitam os stands da Seprev estão sendo orientadas sobre a obrigatoriedade do uso de cadeirinha para o transporte das crianças, como também do uso de cinco de segurança e a proibição de uso do celular pelo condutor do veículo.

Os visitantes também estão sendo alertados sobre a utilização, em breve, das imagens coletadas pela Central do Vídeo-Monitoramento da Seprev por agentes da Superintendência Municipal de Trânsito (SMT) para fiscalização de trânsito e a possibilidade das imagens serem utilizadas para aplicação de multas nos infratores. As crianças estão sendo orientadas a serem multiplicadoras das informações e transmitirem a advertência aos pais.

O evento foi iniciado terça-feira, 19, e prossegue até esta sexta-feira, 22, onde também estão presentes a SMT, Ciretran, Secretaria Municipal de Saúde e outros órgãos.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112836 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]