Salvador: Teatro Gil Santana estreia ‘Michelzinho, O Reizinho Mimado’

Cena do espetáculo 'Michelzinho, O Reizinho Mimado'.

Cena do espetáculo ‘Michelzinho, O Reizinho Mimado’.

Cheia de humor, a peça ‘Michelzinho, ‘O Reizinho Mimado’ é uma adaptação do conto ‘A Roupa Nova do Rei’, escrito por Hans Christian Andersen, no século XIX.

Na versão escrita pelo ator e diretor teatral Gil Santana, dois costureiros malandros prometem ao rei a confecção de uma roupa muito especial, feita com um tecido mágico criado por fadas e que só pessoas muito sábias e inteligentes podem vê-la. É aí que se acende a ganância de “Michelzinho, O Reizinho Mimado”, que começa a usar todo o seu tesouro e a exploração de impostos para adquirir a vestimenta exclusiva e expressar cada vez mais o seu poder. Em torno desse traje, a trama vai revelando as diversas faces de um reino corrompido por falcatruas, vaidades, soberbas, abusos de autoridade e toda forma de tirania. O espetáculo estreia no dia 09 de setembro de 2017, às 17h, no Teatro Gil Santana – Qattro Gastronomia&Cultura.

Expressões como “lava-jatinho”, “propina do bombom”, “laranjinha”, “mensalinho do chocolate”, entre outras, dão o tom de humor e vão construindo uma narrativa em que a criança é estimulada a pensar questões éticas e valores humanistas a partir das relações entre personagens que retratam o povo, o militarismo, o poder executivo, o judiciário e o poder econômico. A exemplo do momento em que Michelzinho resolve criar mais taxas, acabar com as férias dos seus súditos e tirar a aposentadoria dos camponeses.

O fato de apenas seres privilegiados poderem ver a tal roupa especial põe em cena uma condição muito presente nos diversos cotidianos: a dificuldade de lidar com a própria ignorância e fragilidades. Em “Michelzinho, O Reizinho Mimado”, crianças e adultos são convidados a interagir e a descobrir o quanto é rico e positivo o não-saber, para continuar sabendo e entendendo que a força e o caráter também estão em ter a coragem de não cedermos a corrupção.

O conto – publicado em 1837 – pelo escritor dinamarquês Hans Christian Andersen se inspirou originalmente numa história encontrada no “Libro de los ejemplos” (ou El Conde Lucanor, 1335), uma coleção medieval espanhola de 55 contos morais de várias fontes como Esopo e outros autores clássicos e contos persas, compilados por Juan Manuel, Príncipe de Villena (1282–1348).  Andersen não conhecia o original em castelhano, mas leu a versão do conto em língua alemã intitulada “So ist der Lauf der Welt”. Traduzindo: “Assim é o curso do mundo”.

Agenda

Dias: Sábados, domingos e feriados / Horário: 17h.

Qattro Gastronomia&Cultura – Endereço: Rua Fonte do Boi, 131, bairro do Rio Vermelho – Salvador – Bahia.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]