Salvador: Frente Parlamentar da Saúde da ALBA visita Hospital Especializado Mário Leal

Deputados inspeciona instalações do Hospital Especializado Mário Leal.

Deputados inspeciona instalações do Hospital Especializado Mário Leal.

Preocupado com o possível fechamento dos quatro hospitais psiquiátricos na Bahia, o presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Saúde e Institutos de Pesquisas Afins na Bahia, deputado estadual, José de Arimateia (PRB-BA), visitou durante toda a manhã desta quarta-feira (30/08/2017), o Hospital Especializado Mário Leal, em Salvador. Com exatos 30 leitos de internação a unidade, referência em saúde mental, assistência 24 horas às urgências e emergências no estado, realiza mensalmente três mil atendimentos no setor de psiquiatria e psicologia.

O deputado Arimateia, conversou com profissionais e pacientes, percorreu todas as instalações do Hospital Psiquiátrico, e discutiu amplamente com a diretoria, sobre o processo de desinstitucionalização da unidade. No ensejo, o parlamentar classificou o cenário como extremamente preocupante “Continuar sim, mas acabar com esse serviço aqui no estado é inadmissível. Às pessoas que apresentam algum problema mental não podem ficar desassistidas. Continuarei engajado e participativo em todas as mobilizações focadas no não fechamento dessas instituições médicas específicas”, discorreu, ressaltando, que caso haja o encerramento das instituições da área de psiquiatria, 60 mil pessoas ficarão sem assistência na Bahia.

Para a presidente da Associação de Apoio a Familiares, Amigos e Pessoas Portadoras de Transtornos Mentais da Bahia (Afatom-BA), Rejane de Oliveira, que se posiciona firmemente contra a decisão do Governo do Estado, a desassistência às pessoas com transtornos mentais irá gerar um grande impacto social, consequentemente aumentando a violência na sociedade como um todo. “Os governantes serão responsabilizados por cada vida que não for internada no momento de crise, ou seja na situação adequada”, opinou Rejane.

Mais Atividades: Na manhã da última terça-feira (dia 29), José de Armateia, participou de uma reunião com a Frente Parlamentar da Saúde Mental e Prevenção do Suicídio da Câmara Municipal de Salvador, presidida pelo vereador, César Leite (PSDB). No ensejo, o republicano esteve junto com a AFATOM, lutando pelo não fechamento dos hospitais psiquiátricos da Bahia, além de falar sobre o “Setembro Amarelo”, uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, que acontecerá com mais intensidade no próximo mês. Na noite de ontem (dia 29), o parlamentar também esteve presente na cerimônia em que a Associação Baiana de Medicina (ABM), declarou total apoio ao não fechamento das instituições médicas ligadas ao âmbito da psiquiatria na Bahia.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]