Salvador: Frente Parlamentar da Saúde da ALBA visita Hospital Especializado Mário Leal

Deputados inspeciona instalações do Hospital Especializado Mário Leal.Deputados inspeciona instalações do Hospital Especializado Mário Leal.
Deputados inspeciona instalações do Hospital Especializado Mário Leal.

Deputados inspeciona instalações do Hospital Especializado Mário Leal.

Preocupado com o possível fechamento dos quatro hospitais psiquiátricos na Bahia, o presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Saúde e Institutos de Pesquisas Afins na Bahia, deputado estadual, José de Arimateia (PRB-BA), visitou durante toda a manhã desta quarta-feira (30/08/2017), o Hospital Especializado Mário Leal, em Salvador. Com exatos 30 leitos de internação a unidade, referência em saúde mental, assistência 24 horas às urgências e emergências no estado, realiza mensalmente três mil atendimentos no setor de psiquiatria e psicologia.

O deputado Arimateia, conversou com profissionais e pacientes, percorreu todas as instalações do Hospital Psiquiátrico, e discutiu amplamente com a diretoria, sobre o processo de desinstitucionalização da unidade. No ensejo, o parlamentar classificou o cenário como extremamente preocupante “Continuar sim, mas acabar com esse serviço aqui no estado é inadmissível. Às pessoas que apresentam algum problema mental não podem ficar desassistidas. Continuarei engajado e participativo em todas as mobilizações focadas no não fechamento dessas instituições médicas específicas”, discorreu, ressaltando, que caso haja o encerramento das instituições da área de psiquiatria, 60 mil pessoas ficarão sem assistência na Bahia.

Para a presidente da Associação de Apoio a Familiares, Amigos e Pessoas Portadoras de Transtornos Mentais da Bahia (Afatom-BA), Rejane de Oliveira, que se posiciona firmemente contra a decisão do Governo do Estado, a desassistência às pessoas com transtornos mentais irá gerar um grande impacto social, consequentemente aumentando a violência na sociedade como um todo. “Os governantes serão responsabilizados por cada vida que não for internada no momento de crise, ou seja na situação adequada”, opinou Rejane.

Mais Atividades: Na manhã da última terça-feira (dia 29), José de Armateia, participou de uma reunião com a Frente Parlamentar da Saúde Mental e Prevenção do Suicídio da Câmara Municipal de Salvador, presidida pelo vereador, César Leite (PSDB). No ensejo, o republicano esteve junto com a AFATOM, lutando pelo não fechamento dos hospitais psiquiátricos da Bahia, além de falar sobre o “Setembro Amarelo”, uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, que acontecerá com mais intensidade no próximo mês. Na noite de ontem (dia 29), o parlamentar também esteve presente na cerimônia em que a Associação Baiana de Medicina (ABM), declarou total apoio ao não fechamento das instituições médicas ligadas ao âmbito da psiquiatria na Bahia.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]