Salvador: ensinamentos e mensagens da Ialorixá estarão Mãe Stella de Oxóssi canal do Youtube ‘Da Cabeça de Mãe Stella’

Mãe Stella de Oxóssi.
Mãe Stella de Oxóssi.
Mãe Stella de Oxóssi.
Mãe Stella de Oxóssi.

Os 92 anos de vida traduzem bem a força das quase oito décadas de fé e intelectualidade de Mãe Stella de Oxóssi, que, depois de ter lançado em maio um aplicativo para celular, parte agora para uma nova realização frente à modernidade. Imortal da Academia de Letras da Bahia e uma das maiores referências vivas do estudo da herança cultural africana no Brasil, a ialorixá será protagonista de um canal no YouTube, o ‘Da Cabeça de Mãe Stella’, que será lançado a próxima segunda-feira (25/09/2017), às 10h, em evento para imprensa e convidados, na Malagueta Filmes, no bairro do Costa Azul, em Salvador.

Ensinamentos, memórias, depoimentos e textos que revelam os 78 anos de trabalho de Mãe Stella foram traduzidos em conteúdos de vídeo e serão disponibilizados gratuitamente através da plataforma YouTube. A ideia surgiu da própria Mãe Stella que, como espectadora frequente de palestras filosóficas publicadas na plataforma, teve a ideia de veicular ali ensinamentos da cultural yurubá. “Gosto de estar atualizada e meu objetivo com esse canal é que as pessoas tenham acesso a ele e, como se estivéssemos jogando uma semente, de forma a fixar mais tudo sobre a cultura yorubá. Quero fazer uma mistura que junte a verdade com a consciência de sabedoria possam fixar no juízo. Para que os mais novos tenham acesso de forma correta, para não deturpar, e isso fortalece a nossa fé. Com isso, acho que estou prestando um serviço à humanidade”, resume Mãe Stella.

O canal é composto por quatro séries de programas: ‘Artigos de Mãe Stella’, com narração de artigos por atores do Bando de Teatro Olodum; ‘Meu Encontro com Mãe’, com depoimentos emocionados de encontros com Mãe Stella na fala de nomes como Gerônimo Santana e Margareth Menezes; ‘O Que Mãe Gosta’, com as ações que Mãe Stella gosta de ver acontecer na vida; ‘Luz de Mãe’, com mitos da cultura yorubá narrados por iniciados no candomblé. Os conteúdos foram produzidos exclusivamente para o canal que contará com atualizações semanais.

Durante o evento de lançamento do canal serão também realizadas outras ações como a  apresentação de atualizações do aplicativo ‘Mãe Stella: uma vida em movimento’, lançado há 4 meses, o lançamento em formato e-book do livro inédito ‘Ejoline’, e relançamento dos títulos ‘Meu tempo é agora’ e ‘Òsósi, O caçador de alegrias’, já disponíveis no link cascudo-e-books.lojaintegrada.com.br/mae-stella-de-oxossi, além da apresentação de composições assinadas por Mãe Stella e musicadas por Edu Casanova.

Agenda

Data: 25 de setembro (segunda-feira) – Horário: 10h

Local: Malagueta Filmes (R. Monsenhor Gaspar Sadoc, 88 – Costa Azul)

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 109781 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]