Oito dicas para economizar nas compras do supermercado

Economia no supermercado.
Economia no supermercado.
Economia no supermercado.
Economia no supermercado.

Toda vez que você vai ao supermercado tem uma missão de tentar gastar menos que gastou da vez anterior. Para isso, é preciso refletir sobre os seus hábitos de consumo. Veja oito dicas que a rede supermercadista GBarbosa preparou para ajudá-lo a adotar alguns comportamentos, como planejar as compras, e economizar.

1 – Faça uma lista de compras

A dispensa vai ficando vazia e os itens começam a faltar. É hora de se planejar para ir às compras. Não esqueça que fazer uma listinha do que você está precisando faz toda a diferença, e é quesito indispensável para o seu planejamento.  Sem a lista, é possível cair em tentação e comprar muitos itens supérfluos e, ao chegar em casa, é comum ter esquecido de algo que deveria ter entrado no carrinho. Ou ao contrário, comprar o que já se tem na dispensa. Planeje a quantidade de acordo com o consumo da sua casa e a rotina dos integrantes da família. Exemplo: se você tem filhos em idade escolar e prepara as lancheiras deles todos os dias, calcule quantas frutas, pães, bolos e iogurtes  precisa ao longo da semana.

2 – Fique de olho nas embalagens econômicas

Se todos os dias você toma um iogurte, talvez seja interessante comprar o produto em uma embalagem econômica ou família. A economia pode ser considerável ao calcular o valor comparável com 1 litro de iogurte, que é uma quantidade muito utilizada pelos fabricantes. O mesmo vale para sabão líquido, papel higiênico, amaciante, detergentes e uma gama de variedade de produtos tanto de limpeza, como alimentos. Os itens de higiene pessoal e produtos de limpeza contam com descontos de até 30% nas embalagens maiores. O leite em pó em embalagem família chega a representar 60% das vendas na categoria. Calcule e sinta a diferença ao comprar o mesmo produto em embalagem família.

3 – Leve uma calculadora

Essa tem até no celular e já está com você onde quer que vá. Quem conhece um pouquinho de regra de três, vale usar na hora das compras, sempre levando em conta o preço x quantidade, ou seja, tem tudo a ver com a nossa dica anterior. Use a calculadora e confira com cuidado se os preços são compatíveis para você. Compare os preços das embalagens tamanho família com as tradicionais e faça o comparativo entre as marcas, que é o nosso próximo assunto.

4 – Conheça as vantagens da marca própria

Dados de um estudo realizado pela Nielsen revelam que 49,1% dos lares brasileiros compraram ao menos um item de marca própria em 2013. Oferecer produtos de qualidade e com preço de 10% a 30% menor em relação aos líderes de categoria é uma tendência que pode ser vista nas gôndolas do supermercado. Elas costumam ter preços mais atrativos e oferecem uma boa variedade de produtos, facilitando a vida de quem quer deixar de lado marcas líderes, que geralmente são mais caras. A marca Prezunic, por exemplo, disponível na rede GBarbosa, cataloga atualmente 108 produtos, que se dividem nas categorias alimentos (68 produtos), limpeza (22 produtos) e bazar (18 produtos).

5 – Cheque a validade dos produtos e aproveite as ofertas

A maioria dos produtos à venda no supermercado tem prazo de validade, inclusive, até água mineral tem prazo para vencer. Aqueles que estão com a data de vencimento próxima ficam com o preço mais baixo. Esses produtos geralmente ficam na parte da frente das prateleiras e devem ser consumidos em pouco tempo. Se for levar uma quantidade maior, reflita se dará tempo de consumir até o prazo de validade.

6 – Fique atento ao calendário de promoção

As grandes redes varejistas costumam oferecer descontos em períodos específicos. A rede GBarbosa, por exemplo, promove o Saldão 72 horas, quando os clientes têm a oportunidade de aproveitar ofertas incríveis em diversos produtos. Para se certificar da promoção e do seu período de vigência, é importante acessar o site do supermercado (http://www.gbarbosa.com.br). No calendário promocional do GBarbosa, a quarta e quinta verde é ideal para comprar frutas, hortaliças e verduras com frescor e preço baixo. O ideal é sempre conferir as promoções vigentes no site ou nos encartes antes de ir às compras.

7 – Prefira produtos da estação

Aproveite a queda de preços de alguns produtos da estação, ofertados em abundância. Consumir frutas e legumes variados, além de balancear a alimentação, vai proporcionar a ingestão de vitaminas e minerais próprios daqueles alimentos. Aproveite as ofertas, varie o cardápio e tente se beneficiar com os preços mais baixos, consequência da sazonalidade ou abundância da produção.

8 – Conheça os benefícios dos cartões da rede

É sempre bom pagar no cartão de débito ou à vista, pois evita jogar a despesa para frente, mas se o dinheiro está pouco naquele mês, dê preferência para pagar com os cartões da própria rede de supermercado. Há cartões que oferecem preços mais baixos em alguns produtos, parcelamentos exclusivos – como naquela Smart TV dos sonhos ou naquele smartphone moderno – e muitas vezes sem cobrar assinatura. Avalie se as condições realmente são especiais e aproveite o crédito, mas com responsabilidade.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 115189 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.