Oficina Leituras Cênicas reúne nomes da Bahia

Luiz Antonio Sena Jr - ator, produtor e diretor teatral.

Luiz Antonio Sena Jr é ator, produtor e diretor teatral.

Sob a perspectiva da formação de público e da mediação cultural, a oficina Leituras Cênicas – orientada pelo ator, produtor e jornalista Arlon Souza – irá discutir as estruturas, componentes, linguagem e elementos de composição que norteiam processos criativos de montagens cênicas, incluindo as diversas dramaturgias, criadores e suas identidades artísticas.

Os participantes inscritos terão a oportunidade de um bate-papo com um encenador local ou coreógrafo, a cada semana, tendo como base o conhecimento de sua trajetória, obra, discurso e formas de narrativa. Celso Jr., Luís Alonso e Luiz Antônio Sena Jr. são os artistas convidados do mês de setembro de 2017, que terão uma de suas produções – que deverá estar em cartaz – analisada pela turma. Os encontros serão sempre às terças-feiras do mês de setembro, das 14h às 17h, na Biblioteca Juracy Magalhães Jr. (Rio Vermelho), nos dias 05, 12, 19 e 26/09.

Com base em artigos, ensaios, resenhas, vídeos, estudos e outras formas de análise, a ideia é criar um território em que o Teatro, a Dança e a Performance são apreciados pela reflexão e pela provocação de diálogos com o público. Nessa proposta, as múltiplas abordagens são pontos de partida, sem necessariamente privilegiar a técnica ou fazer relações entre certo e errado, mas de criar interlocuções que façam links com as variadas linguagens artísticas, áreas do conhecimento, contextos e realidades sociais.

Artistas convidados

12/09 – Celso Jr. – Professor, ator e diretor teatral 

Ator e diretor com mais de 70 espetáculos teatrais realizados, é professor do CENTRO DE CULTURA LINGUAGEM E TECNOLOGIAS da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – CECULT-UFRB. Doutor em Artes Cênicas pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas – UFBA (2013). Bacharel em Artes Cênicas (Direção Teatral) pela Escola de Teatro da UFBA, (1994). Mestre em Letras, (Teorias e crítica da literatura e da Cultura) UFBA, (2005).

19/09 – Luiz Antônio Sena Jr. – ator, produtor e diretor teatral
Bacharel em Artes Cênicas – pela Escola de Teatro da UFBA (2007) – integra A Outra Companhia de Teatro. Como ator, trabalhou com diretores de reconhecido mérito como: Harildo Deda, Hebe Alves, Jacyan Castilho, Daniel Marques, Meran Vargens, Lázaro Ramos, Fernanda Júlia, Cristina Castro, Thiago Romero. Dirigiu as montagens: Mar me quer (2010), Véu – uma poética do só (2010), A vala comum (2008), Corpus (2006), Remendo Remendó (indicado ao Prêmio Braskem de Teatro – como Revelação, 2011), Colcha de Retalhos (2012), BORRADO [de como o tempo te revela] (2014), O que de você ficou em mim (2014), Ruína de anjos (2016) e As paredes escondem o que não é dito: BEM-VINDOS! (2017). Coordenador da Mostra Casa aberta, desde 2010, diretor de produção do VIVADANÇA Festival internacional, desde 2012, ambos até 2016. Diretor geral do PAVIO Arte e Negócios, projeto de economia criativa com foco na difusão da produção baiana em artes cênicas.

26/09 – Luís Alonso – encenador e diretor artístico do FILTE Bahia
Diplomado pela Escola Nacional de Arte (ENA) de Havana, Cuba, integrou o Instituto Superior de Arte (ISA) de Havana durante três anos, formou parte da primeira companhia de arte de Teatro de Cuba: “Teatro Buendia”. Apresentou espetáculos como ator na Alemanha, Dinamarca, Itália, Grécia, Eslovênia, Polônia, Equador e Áustria. Integra o grupo Internacional “Ponte dos Ventos”, sediado na Dinamarca, dirigido pela atriz fundadora do Odin Teatret, Iben Nagel Rasmussen. Criador e Diretor do grupo Oco Teatro Laboratório e do Festival Latino Americano de Teatro da Bahia. Recentemente, dirigiu as montagens Cartografia do Abismo, O Galo e Fronteiras.

Agenda

Dias 05, 12, 19 e 26/09 (terças-feiras) | Horário: 14h às 17h
Local: Biblioteca Juracy Magalhães Jr. – Rua Borges Reis, S/N, Rio Vermelho – Salvador – Bahia

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]