Jornalistas participam de mesa na edição 2017 da Festa Literária Internacional de Cachoeira

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Ricardo Ishmael.
Ricardo Ishmael.
Ricardo Ishmael.
Ricardo Ishmael.

Eles são destaques na TV brasileira e conhecidos por percorrer seus estados apresentando diferentes realidades. Juntos, traçarão um panorama do jornalismo atual e de seus escritos na sétima edição da Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica), que acontece entre os dias 5 e 8 de outubro de 2017, no Recôncavo baiano. Francisco José e Ricardo Ismael estarão no dia 7 de outubro de 2017 na mesa “Entre a notícia e a ficção: limites, contrapontos e narrativas possíveis”, com mediação de Zulu Araújo.

Repórter especial da Rede Globo, Francisco José é um dos mais conhecidos nomes do jornalismo brasileiro. Recentemente celebrou seus mais de 40 anos de carreira com o lançamento do livro ‘40 anos no ar’. Na publicação, um apanhado de histórias e situações do cotidiano do repórter, nascido no Crato, Ceará, e radicado em Pernambuco. Na carreira, o jornalista já participou de mais de duas mil reportagens pelo Brasil e nos cinco continentes.

São momentos marcantes e tensos da trajetória jornalística apresentados, como a cobertura da Guerra das Malvinas, conflito militar entre Argentina e Reino Unido, em 1982, quando foi um dos poucos jornalistas estrangeiros infiltrados no campo de batalha. A carreira de Francisco começou no esporte. Ao longo dos anos, ele cobriu seis Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

No livro, relata a cobertura de um dos primeiros grandes assaltos a banco ocorridos no Brasil, na década de 1980, em que se ofereceu para substituir uma refém e foi levado como prisioneiro pelos assaltantes, em uma perseguição que durou horas pelas estradas nordestinas. Em outra passagem fala sobre a reportagem sobre a visita histórica do papa João Paulo II à Coreia do Sul e à Tailândia, em 1984.

Depois de ter conquistado os telespectadores, Ricardo Ishmael mostrou habilidade como escritor. O jornalista e apresentador lançou recentemente “O curioso destino de Rita Quebra-Cama”. Ambientada no sertão nordestino, região de origem do escritor, a publicação marca a iniciação de Ishmael no universo literário. Ao todo são sete contos de ficção, que retratam temas universais, como disputas por posse de terras, conflitos armados, dramas de família, relações amorosas e lendas populares.

Violência, tragédia e realismo fantástico estão presentes, em maior ou menor grau, em quase todas as narrativas, que também trazem aspectos pitorescos da vida no sertão de forma ágil, direta. Os personagens e seus dilemas, embora saídos inteiramente da imaginação do autor, compõem um recorte fiel, dinâmico e atemporal das experiências de mulheres e homens sertanejos.

Natural de Serrinha, trabalha desde 2001 na Rede Bahia de Televisão, grupo de emissoras afiliadas à Rede Globo. Já ocupou as funções de estagiário e produtor de reportagem e há sete anos é apresentador titular do Jornal da Manhã, da TV Bahia, além de repórter e editor.

Flica 2017

A sétima edição, que acontece entre os dias 5 e 8 de outubro,  traz para o Recôncavo baiano influentes nomes da literatura nacional e internacional, com programação para adultos e crianças. Estão programados debates literários, lançamentos de livros, exposições, apresentações artísticas, contações de histórias e saraus.

Todos os anos, escritores de diversos matizes se reúnem para debater e interagir com o público, que tem acesso gratuito a todas as atrações do evento. A festa costuma atrair mais de 20 mil visitantes a Cachoeira. Uma novidade deste ano será a curadoria. O escritor e jornalista Tom Correia assume a função ocupada, em 2016, por Emmanuel Mirdad, um dos idealizadores e coordenador geral da Flica.

O Governo do Estado da Bahia apresenta a Flica 2017. O projeto é realizado pela Cali e Icontent e tem patrocínio do Governo do Estado, por meio do Fazcultura, e apoio do Hiperideal, Coelba e da Prefeitura Municipal de Cachoeira.

Agenda

​O que: S​étima edição da Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica)

Quando: ​5 a 8 de Outubro de 2017

Onde: Cachoeira/Ba

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113537 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]