IGHB promove seminário ‘O Príncipe italiano Umberto di Savoia e a sua passagem na Bahia em 1924’

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
Cartaz do seminário 'O Príncipe italiano Umberto di Savoia e a sua passagem na Bahia em 1924'.
Cartaz do seminário 'O Príncipe italiano Umberto di Savoia e a sua passagem na Bahia em 1924'.
Cartaz do seminário 'O Príncipe italiano Umberto di Savoia e a sua passagem na Bahia em 1924'.
Cartaz do seminário ‘O Príncipe italiano Umberto di Savoia e a sua passagem na Bahia em 1924’.

Nesta terça 12 de setembro de 2017, às 17h, o IGHB promove o seminário: “O Príncipe italiano Umberto di Savoia e a sua passagem na Bahia em 1924”, com as participações do professor Edivaldo Boaventura e escritora Antonella Rita Roscilli.

O evento visa comemorar o 93º aniversário da visita do Príncipe Umberto di Savoia na Bahia em 1924. O professor Edivaldo Boaventura ilustrará a biografia do príncipe e último rei da Itália, a escolha da capital baiana e a recepção que as autoridades fizeram ao ilustre hospede, cuja visita foi um marco na história política da Bahia na I República.

A seguir, a brasilianista e pesquisadora italiana Antonella Rita Roscilli ilustrará um documentário de 1924, fruto de suas pesquisas, e que pela primeira vez, será exibido na Bahia: O Príncipe herdeiro da Itália em terras do Brasil (Direção Alberto Botelho/Rio de Janeiro. 40′- Série Documentários Silenciosos Brasileiros, restaurado pela Cinemateca Brasileira de São Paulo). “Trata-se de um registro maravilhoso da visita do Príncipe Umberto, contendo inéditas imagens de lugares da cidade de Salvador e de personagens ilustres que o receberam, quais o Governador Goes Calmon e Ferdinando Scaldaferri, Consul honorário da Bahia, e pai do saudoso artista plástico Sante Scaldaferri”, explica Antonella.

Durante o encontro, aberto ao público, será exibido o documentário: O Príncipe herdeiro da Itália em terras do Brasil (Direção Alberto Botelho/Rio de Janeiro.1924. 40′).

O IGHB é uma das 15 instituições apoiadas pelo programa Ações Continuadas a Instituições Culturais, iniciativa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) através do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA).

Agenda

12 de setembro de 2017, às 17h

Seminário O Príncipe italiano Umberto di Savoia e a sua passagem na Bahia em 1924

Com as participações de Edivaldo Boaventura e Antonella Rita Roscilli.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 123234 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.