Feira de Santana: vereador destaca importância de capacitação para profissionais da assistência social

Cadmiel Pereira: é um avanço em respeito a esses trabalhadores que tanto contribuem com a sociedade brasileira.
Cadmiel Pereira: é um avanço em respeito a esses trabalhadores que tanto contribuem com a sociedade brasileira.
Cadmiel Pereira: é um avanço em respeito a esses trabalhadores que tanto contribuem com a sociedade brasileira.
Cadmiel Pereira: é um avanço em respeito a esses trabalhadores que tanto contribuem com a sociedade brasileira.

No uso da tribuna da Câmara Municipal de Feira de Santana, nesta terça-feira (05/09/2017), o vereador Cadmiel Pereira (PSC) pontuou a importância da capacitação para os trabalhadores do SUAS (Sistema Único de Assistência Social) realizada no Município para mais de 340 profissionais de aproximadamente 100 municípios do estado da Bahia.

“Nessa capacitação foi tratada a importância dos conselhos municipais de direitos, estabelecidos através de lei para que haja fiscalização das políticas públicas em que estão inseridas. A capacitação teve o intuito de fortalecer o conhecimento, o empoderamento e dizer a cada conselheiro ‘você é uma peça importante de fiscalização e acompanhamento do SUAS e o Conselho Municipal de Direito não é para ser cartorial”, explicou.

O edil parabenizou o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Ildes Ferreira, a superintendente de Assistência Social do Estado da Bahia, Leisa Sousa; a Universidade do Recôncavo da Bahia (UFRB) e demais participantes do evento. Ele reafirmou a importância de investimento em capacitação de todos os profissionais atuantes no setor.

 “Em Feira de Santana já temos a Lei Municipal que estabelece o Suas no município, isso foi um marco, foi um ganho, foi um avanço. Agora pedimos ao Governo do Estado que venha capacitar os outros pares que fazem parte do Sistema Único de Assistência Social em Feira de Santana: os educadores sociais, orientadores sociais que trabalham em abrigamentos, em equipamentos da política de assistência social, e os demais trabalhadores para que possamos conhecer as novas leis do Suas e fazendo o realmente deve ser feito dentro do que preconiza a Lei de Assistência Social”, afirmou.

Para Cadmiel, os avanços possibilitarão em breve a implantação do plano de cargos e salários desses trabalhadores. “É um avanço em respeito a esses trabalhadores que tanto contribuem com a sociedade brasileira”, destacou, informando que solicitou a capacitação para os entrevistadores do Bolsa Família que fazem a busca ativa de beneficiários nas comunidades dos distritos para inserção nos programas sociais do governo, através do Número de Identificação Social (NIS) para que tenham possibilidade de sair da situação de vulnerabilidade social.

Cadmiel lembrou que nos distritos de Maria Quitéria e Humildes já existem unidades do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social). Os demais distritos são atendidos por unidade móvel, o que ele acredita que dentro em breve será mudado. “O Sistema Único de Assistência Social é um avanço, é um progresso na garantia do combate à vulnerabilidade social, da exploração, da garantia dos direitos humanos, da garantia do direito à vida, da garantia que tem estabelecido na Carta Magna”, concluiu parabenizando todos os trabalhadores do SUAS.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 120548 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.