Feira de Santana: SEBRAE oferece capacitações gratuitas EXPOFEIRA

Espaço do Sebrae na Expofeira 2017.
Espaço do Sebrae na Expofeira 2017.
Espaço do Sebrae na Expofeira 2017.
Espaço do Sebrae na Expofeira 2017.

Os produtores rurais e empreendedores que passarem pela 42ª Exposição Agropecuária de Feira de Santana (Expofeira), realizada no Parque de Exposições João Martins da Silva até domingo 10 de setembro de 2017, terão à disposição um espaço para aprendizado e oportunidades de negócios. O estande Sebrae, montado pela instituição, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e a Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), oferece programação gratuita de palestras e cursos com temas voltados para a agricultura familiar.

A programação do Espaço Sebrae é aberta ao público. As inscrições podem ser feitas na Loja Virtual do Sebrae e também no local. Mais informações podem ser obtidas na sede do Sebrae, na Rua Barão do Rio Branco, 1225, Centro, no Espaço Sebrae na Expofeira, e pelo telefone (75) 3221-2153.

Entre as atividades do espaço Sebrae, destaque para a montagem da cozinha show do Senar, na qual profissionais demonstram a alimentação alternativa, cortes especiais de caprinos, culinária com derivados da mandioca, dentre outros. Já um curso do Senac irá mostrar a preparação de bebidas à base de cachaça. Ambas atividades ocorrem pela tarde.

“Completamos oito anos participando da Expofeira e seguimos enriquecendo o espaço a cada ano, com as associações e cooperativas expondo produtos e fazendo negócios e os auditórios, nos quais oferecemos palestras e cursos pertinentes à agricultura familiar”, detalha o técnico do Sebrae, Eberval Santos. Ele destaca ainda a atividade de apresentação e prática sobre o cultivo intensivo da palma, que será realizada pelo especialista Paulo Suassuna, no dia 6.

São aguardados mais de 600 produtores de Feira de Santana e região, que participam da exposição por meio de caravanas de municípios como Conceição da Feira, Coração de Maria, Conceição do Jacuípe, Irará, Ouriçangas, Euclides da Cunha, Araci, São Domingos, Itaberaba, Macajuba e Ruy Barbosa, em missões técnicas ao evento. “Há muitos municípios trazendo suas caravanas e revelando grande interesse para mostrar ao produtor rural várias alternativas de como ele pode agregar valor ao seu produto e ter uma melhor renda e qualidade de vida”, completa Eberval.

Abertura

Uma solenidade marcou a abertura da Expofeira e também celebrou os 50 anos do Parque, nesse domingo, 3. À noite, uma comitiva formada pelo prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo, secretários municipais e outras autoridades políticas, visitou o Espaço. “A exposição é um grande evento da agropecuária da Bahia e, para nós, é um prazer ter o Sebrae, essa instituição que tanto contribui para o país e também para nossa cidade, num espaço tão bonito e com os cursos que aqui serão realizados”, afirmou José Ronaldo.

“Na Expofeira, além dos negócios, também devemos fomentar o conhecimento e sempre contamos com isso através da parceria com o Sebrae. Os pecuaristas, produtores e expositores sempre procuram este espaço para obter conhecimento para melhorar sua tecnologia no campo e reduzir custos e, com isso, quem ganha é a comunidade, que recebe um produto de qualidade“, acrescentou o secretário municipal de Agricultura e Recursos Hídricos, Joedilson Machado, ao informar que a Expofeira deverá movimentar mais de R$ 6 milhões e receber um público superior a 300 mil pessoas.

Além do atendimento empresarial realizado pelo Sebrae, que também estará disponível no espaço, haverá atendimento da UEFS sobre cadastro ambiental rural e temas direcionados à agricultura. Artefatos de couro, derivados do abacaxi, do mel, da mandioca e outros produtos da agricultura familiar serão expostos e comercializados pelas seguintes associações e cooperativas do interior do Estado: Associação de Desenvolvimento Sustentável Solidário da Região Sisaleira (Apaeb); Cooperativa de Artefatos de Couro da Comunidade de Tracupá (Coopact Couro); Cooperativa dos Produtores de Abacaxi de Itaberaba (Coopaita); Central de Cooperativas dos Apicultores da Bahia (Cecoapi); Cooperativa da Agricultura Familiar de Conceição do Coité (Coopafam) e Armazém da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Arco Sertão).​

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 120796 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.