Feira de Santana: comunidade quilombola do distrito de Maria Quitéria é incluída no programa Bolsa Família

Ação de cadastramento do programa Bolsa Família realizada na Escola Municipal Vasco da Gama.Ação de cadastramento do programa Bolsa Família realizada na Escola Municipal Vasco da Gama.
Ação de cadastramento do programa Bolsa Família realizada na Escola Municipal Vasco da Gama.

Ação de cadastramento do programa Bolsa Família realizada na Escola Municipal Vasco da Gama.

A comunidade quilombola do povoado de Lagoa Grande, distrito de Maria Quitéria, localizado no município de Feira de Santana, já está sendo incluída no programa social Bolsa Família. A iniciativa é do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) do distrito – Território XV, que realizou ação de cadastramento e inclusão no Cadastramento Único (CADÚnico) e atualização cadastral das famílias do quilombo.

Certificado como território quilombola pela Fundação Palmares, a comunidade recebeu a ação durante toda a manhã. E com a atualização de dados cadastrais identificando os beneficiários como de comunidade quilombola, também a viabilidade de intervenções e benefícios específicos voltados para esta gama da população, como meio de reparação social.

A ação, realizada durante toda a manhã na Escola Municipal Vasco da Gama, no campo do MOC, atraiu mulheres, homens e crianças. Conforme a coordenadora do CRAS de São José, Vânia Santos, os trabalhos resultaram em mais de 120 atendimentos para inclusão no Bolsa Família, número do NIS e atualização cadastral.

Durante o evento, Vânia Santos anunciou a implantação do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Familiares e Comunitários (SCFV) de mulheres e crianças. “A ação teve como objetivo aproximar os serviços do CRAS da comunidade, bem como a identificação dessas famílias quilombolas, o que possibilita sua seleção para programas sociais voltados a esse público e permite que outras políticas e programas sejam elaborados para esse segmento social específico”, revelou.

Moradora do quilombo, Naiara Almeida de Souza, 27 anos, dois filhos, está desempregada e aproveitou a oportunidade para fazer a atualização cadastral no CADÚnico e buscou o desbloqueio do cartão Bolsa Família. “Sem dúvidas é uma ação muito boa trazer os serviços do CRAS para a nossa comunidade. E é uma forma de trazer benefícios para todos nós”, frisou.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]