Fanfarras escolares intensificam ensaios para o desfile de 7 de Setembro na Bahia

Fanfarra o Colégio João Batista Caribé.
Fanfarra o Colégio João Batista Caribé.
Fanfarras no Colegio João Batista Caribé.
Fanfarra o Colégio João Batista Caribé.

A bela praia de São Thomé de Paripe, no Subúrbio Ferroviário de Salvador, serviu de cenário, nesta sexta-feira (1º/09/2017) para o ensaio de fanfarras escolares da rede estadual para o desfile cívico do 7 de Setembro. O Colégio Estadual João Caribé foi o anfitrião da atividade que também marcou a 5ª Etapa do Intercolegial de Bandas da Bahia, envolvendo as fanfarras dos Colégios Estaduais Raul Sá, Helena Magalhães e  Pedro Ribeiro, além do Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão e Negócios Navarro de Brito.

Ao todo, mais de 750 estudantes integrantes de 66 Fanfarras Escolares da rede estadual irão participar do desfile cívico na capital e no interior. A atividade, que é organizada pelas Forças Armadas, também conta com o envolvimento direto de 100 gestores, instrutores e técnicos da Secretaria da Educação do Estado da Bahia. Nas escolas estaduais, as fanfaras desempenham um papel pedagógico, se consolidando como um ambiente de aprendizagem e de incentivo ao protagonismo estudantil.

Os estudantes já estão na expectativa do desfile. É o caso de Greiciane Silva, 17, 8ª série do João Caribé. “Estou muito ansiosa e animada. Desfilar na fanfarra é um momento único que leva um ano de ensaio e dedicação. Estou muito feliz porque foi aqui nesta família musical aprendi a ter mais união com meus colegas e a ter mais comprometimento com os estudos”, revelou a aluna, que toca prato no grupo. A colega Gisele Aquino, 15, 1º ano, que atua como baliza, acrescenta: “É muito emocionante desfilar na linha de frente e ver as pessoas nos admirando e aplaudindo. Estou na banda há um ano e, desde então, já aprendi muito, principalmente em relação à união e o respeito que devemos ter sempre com os nossos colegas, os nossos professores e as nossas famílias”.

Integração – Além dos estudantes das fanfarras dos colégios estaduais, desfilaram pelas ruas de São Tomé de Paripe duas unidades da rede particular do Ensino Fundamental: Centro Infantil Educacional e Escola Líder do Saber. O regente Hermival Rego fala sobre esta integração. “Ao integrarmos os colégios, estamos buscando resgatar o amor dos estudantes pelas fanfarras. Por meio desse trabalho lúdico, os alunos se tornam agentes transformadores de sua realidade. Para isto, criamos o projeto ‘A Escola abraça a Comunidade’, que visa, justamente, essa aproximação, sendo a unidade escolar responsável por promover essa integração”.

A diretora do Colégio Estadual João Caribé, Rosilane Gomes, concorda que as fanfarras são importantes instrumentos para integrar a escola e a comunidade. “Este evento aqui, hoje, é também uma integração da escola com a comunidade. Quando as fanfarras passam pelas ruas do bairro, as famílias param para ver seus filhos desfilarem. Os pais conseguem enxergar nas fanfarras um instrumento de melhoria do processo de ensino e aprendizagem de seus filhos”, comenta.

Já o estudante Tayrone Gomes, 18, 8ª série, diz que a participação na Fanfarra do Colégio Estadual Raul Sá, tem sido fundamental para a sua formação cidadã. “Estou há apenas um ano no grupo e já melhorei muito o meu comportamento em sala de aula. Estou mais disciplinado, não falto aula e mais interessado em estudar graças ao incentivo que recebemos na fanfarra”, destaca.

NTE 19 – Feira de Santana

Colégio Estadual da Policia Militar CPM Diva Portela, em Feira de Santana

Escola Hérlio Mascarenhas Cardoso, em Conceição da Feira

Colégio Polivalente de São Gonçalo dos Campos, em São Gonçalo dos Campos

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141298 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.