Espetáculo que retrata vida de transexual baiana será apresentado em diversas cidades da Argentina

Cartaz anuncia espetáculo 'Joelma', que será apresentado na Argentina.
Cartaz anuncia espetáculo 'Joelma', que será apresentado na Argentina.
Cartaz anuncia espetáculo 'Joelma', que será apresentado na Argentina.
Cartaz anuncia espetáculo ‘Joelma’, que será apresentado na Argentina.

Após 04 anos de lançado e mais de 200 apresentações em diversas partes do Brasil, a peça Joelma, que retrata a vida da primeira transexual da Bahia, nascida em Ipiaú, será apresentada em 09 cidades argentinas, através do INT – Instituto Nacional del Teatro. Foram inscritos 1.145 espetáculos de todo o mundo e selecionados apenas 20.

Mendoza, San Luis, San Juan, Rosário, Zapala, San Martin de Los Andes, Buenos Aires, Resistencia e Posadas, são as cidades por onde o monólogo, encenado por Fabio Vidal, será apresentado. O ator, que possui 05 monólogos em seu currículo, diz que “é uma honra partilhar desse circuito cênico. Iremos traçar rotas que irão percorrer boa parte da Argentina e levará Joelma para outros muitos públicos. Estou muito contente de começar a desbravar a América Latina. ”

Além disso, a peça, que foi derivada do curta-metragem homônimo, vencedor do prêmio de júri popular no 19º Festival Mix Brasil, em 2011, dirigido por Edson Bastos, também diretor do espetáculo, terá um novo desdobramento com a produção de um longa-metragem. No momento a dupla Bastos e Vidal estão elaborando o roteiro e o projeto executivo, que foi selecionado pela ANCINE – Agência Nacional de Cinema, através do Fundo Setorial do Audiovisual.

Segundo Bastos, a proposta é, a partir de 2018, começar a captar recursos para a produção do longa-metragem que terá a junção de linguagens como elemento diferencial da narrativa. “Como a peça une o cinema, o teatro e a dança, queremos utilizar esses elementos para construir uma narrativa híbrida, colocando Joelma em foco, levando o teatro para o cinema e auxiliando na quebra de paradigmas e preconceitos contra o dissidentes sexuais. “

As apresentações começam nesta quinta-feira, dia (28/09/2017), em Mendoza, e seguem até sexta-feira,27, em Posadas.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108642 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]