

Para compreender princípios, valores e condutas dos indivíduos, a teoria política expressa que devem ser analisados discurso e ação. Ao utilizar a análise conjunta o que se revela é o ser real.
Aplicando o conceito de análise política ao prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), o que é evidenciado é um indivíduo dotado de elevada vaidade pessoal e pouco apreço aos dilemas materiais da parcela menos favorecida da população de Salvador.
Para exemplificar a análise, enquanto parte da população de Salvador apresenta negativos indicadores sociais, necessitando que os governantes dediquem o máximo de tempo em ações que produzam a superação histórica, conduzindo a sociedade ao equilíbrio social, o prefeito ACM Neto aproveita o tempo no poder para assistir shows do Bon Jovi e Guns N’Roses, nesta quinta-feira (21/09/2017) e no sábado (23), no Rio de Janeiro.
A passagem de ACM Neto pelo Rio de Janeiro foi marcada por nota elogiosa no jornal O Globo, mesmo veículo que deu sustentação ideológica ao Golpe Civil/Militar de 1964. Período histórico correspondente à ascensão política do avó do prefeito, Antônio Carlos Magalhães (Salvador, 04/09/1927 — São Paulo, 20/07/2007). Político que é identificado como deputado do Golpe de 1964, sendo transformado pelos militares, em duas oportunidades, governador biônico da Bahia.
A reportagem revela, também, que ACM Neto estava com seguranças, “mas eram poucos”.
Governo exemplar
Diferente do alcaide, o governador Rui Costa (PT) tem atuado durante os sete dias da semana com a finalidade de promover o desenvolvimento socioeconômico do Estado da Bahia, alternando ações em diferentes municípios. Demarcando com a presença pessoal a ação do governo na direção da superação histórica, ação política necessária ao desenvolvimento equilibrado do povo baiano.