Curta baiano é premiado no CachoeiraDoc 2017

Travessia.
Travessia.
Travessia.
Travessia.

Festival de Documentários de Cachoeira divulgou o resultado dos filmes premiados na Mostra Competitiva. Entre os vencedores, está o curta baiano “CorpoStyleDanceMachine” (Bahia, 2017, 7 min.), de Ulisses Arthur, que recebeu uma Menção Honrosa do Júri Oficial. A cerimônia de premiação aconteceu na noite deste sábado (09/09/2017), no Cine Theatro Cachoeirano, em Cachoeira.

O longa-metragem premiado pelos Júri Oficial e Júri Jovem foi “Ava Yvy Vera – A Terra do Povo do Raio” (Minas Gerais, 2016, 52 min.), de Genito Gomes, Valmir Gonçalves Cabreira, Jhonn Nara Gomes, Jhonatan Gomes, Edina Ximenez, Dulcídio Gomes, Sarah Brites, Joilson Brites.

Foram premiados também pelo Júri Oficial como Melhor Curta-metragem “Travessia” (Rio de Janeiro, 2017, 4 min.), de Safira Moreira, e uma Menção Honrosa para “Na Missão, com Kadu” (Minas Gerais, 2016, 28 min.), de Aiano Bemfica, Kadu Freitas e Pedro Maia de Brito.

Já o Júri Jovem do festival premiou como Melhor Curta-metragem os filmes “A Gis” (São Paulo, 2016, 20 min.), de Thiago Carvalhaes, e “Deus” (Rio Grande do Sul/ São Paulo, 2016, 25 min.), de Vinicius Silva. O curta “Historiografia” (São Paulo, 2017, 4 min.), de Amanda Pó, recebeu uma Menção honrosa.

Os vencedores receberam o troféu criado pelo artista baiano Louco Filho, que presta homenagem às irmãs da Irmandade da Boa Morte. A noite de premiação contou ainda com a apresentação do grupo Àttøøxxá, na Praça Teixeira de Freitas.

A 8ª edição do CachoeiraDoc acontece até este domingo, dia 10, no Cine Theatro Cachoeirano, na cidade de Cachoeira, localizada a 110 km de Salvador.

O Júri Oficial é formado pela premiada monteadora Cristina Amaral, a pesquisadora Laura Bezerra e o crítico e pesquisador Rafael Carvalho. Já o Júri Jovem é composto pelos alunos da UFRB Álex Santos, Fábio Rodrigues e Geilane de Oliveira.

O festival

O CachoeiraDoc – Festival de Documentários de Cachoeira busca fomentar a difusão e a produção de documentários, assim como a discussão sobre o gênero, por meio de oficinas, debates, ciclo de conferências e exibição de filmes.

Nas sete edições anteriores, cerca de 15 mil pessoas assistiram a mais de 260 documentários, muitos deles inéditos na Bahia e Brasil.

O festival é uma realização da Ritos Produções e do Grupo de Estudos e Práticas do Documentário, do Curso de Cinema e Audiovisual da UFRB, e conta com o apoio financeiro do Fundo de Cultura da Secretaria de Cultura da Bahia desde a sua primeira edição, em 2010.

Filmes premiados no VIII CachoeiraDoc
Júri oficial
– Melhor longa-metragem: “Ava Yvy Vera – A Terra do Povo do Raio” (Minas Gerais, 2016, 52 min.), de Genito Gomes, Valmir Gonçalves Cabreira, Jhonn Nara Gomes, Jhonatan Gomes, Edina Ximenez, Dulcídio Gomes, Sarah Brites, Joilson Brites
– Melhor curta-metragem: “Travessia” (Rio de Janeiro, 2017, 4 min.), de Safira Moreira
– Menção honrosa: “CorpoStyleDanceMachine” (Bahia, 2017, 7 min.), de Ulisses Arthur, “Na Missão, com Kadu” (Minas Gerais, 2016, 28 min.), de Aiano Bemfica, Kadu Freitas e Pedro Maia de Brito
Júri jovem
– Melhor longa-metragem: “Ava Yvy Vera – A Terra do Povo do Raio” (Minas Gerais, 2016, 52 min.), de Genito Gomes, Valmir Gonçalves Cabreira, Jhonn Nara Gomes, Jhonatan Gomes, Edina Ximenez, Dulcídio Gomes, Sarah Brites, Joilson Brites
– Melhor curta-metragem: “A Gis” (São Paulo, 2016, 20 min.), de Thiago Carvalhaes, e “Deus” (Rio Grande do Sul/ São Paulo, 2016, 25 min.), de Vinicius Silva
– Menção honrosa: “Historiografia” (São Paulo, 2017, 4 min.), de Amanda Pó
Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112550 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]