Corregedor Nacional de Justiça João Otávio de Noronha se defende de acusações da imprensa

Ministro João Otávio de Noronha critica cobertura da revista Veja.
Ministro João Otávio de Noronha critica cobertura da revista Veja.
Ministro João Otávio de Noronha critica cobertura da revista Veja.
Ministro João Otávio de Noronha critica cobertura da revista Veja.

O corregedor nacional de Justiça, ministro João Otávio de Noronha, refutou nesta terça-feira (12/09/2017) com veemência as acusações veiculadas pela Revista Veja. O ministro Noronha se defendeu das insinuações de que houve venda de sentenças favoráveis ao grupo JBS no Superior Tribunal de Justiça (STJ), veiculadas na edição de Veja desta semana, e atribuiu ao ”mau uso da imprensa e à irresponsabilidade de dois jornalistas” a tentativa de manchar a imagem de três ministros do STJ. Além de Noronha, os ministros Mauro Campbell e Napoleão Nunes Maia também foram citados.

“Eu repilo, no meu nome. Repilo, em nome dos ministros do STJ, que é uma casa de homens honrados, decentes, essa peroração [ataque]. Desculpem a exaltação, mas eu não posso deixar que paire sobre a imagem do corregedor nacional de Justiça, de um ministro do STJ, qualquer veio [traço] de corrupção”, disse.

O ministro pediu apuração à presidente do STJ, ministra Laurita Vaz, e cobrou uma investigação também da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), sobre a conduta dos advogados que supostamente intermediaram a venda de sentença entre a JBS e os ministros do STJ. “Que a OAB cumpra seu papel, que apure em relação aos advogados. É hora de coibir e repelir a conduta de advogados, como aconteceu agora”, disse.

Ministra

Em nome dos demais conselheiros, a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do CNJ, ministra Cármen Lúcia, ponderou que a liberdade de imprensa não pode se sobrepor à garantia dos direitos e à honorabilidade das instituições da Justiça, que vêm sendo atacadas recentemente. “Nada nunca pairou sobre Vossa Excelência, nem sobre os demais citados. Então a fala de Vossa Excelência constará da ata e dos anais deste CNJ”.

Confira vídeo

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 114924 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.