Bancada baiana assegura execução de emendas e custeio de universidades federais

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Ministro José Mendonça Filho recebe demanda da bancada de deputados federais da Bahia.
Ministro José Mendonça Filho recebe demanda da bancada de deputados federais da Bahia.
Ministro José Mendonça Filho recebe demanda da bancada de deputados federais da Bahia.
Ministro José Mendonça Filho recebe demanda da bancada de deputados federais da Bahia.

A bancada baiana no Congresso Nacional participou de reunião com o ministro da Educação, Mendonça Filho, nesta terça-feira (05/09/2017), oportunidade em que conseguiram assegurar a total execução das emendas parlamentares destinadas às universidades na Bahia, bem como a liberação do total do financeiro para custeio do ensino superior previsto no Orçamento de 2017.

A liberação dos recursos para o custeio é uma das grandes preocupações dos reitores das seis universidades federais baianas, que temiam não conseguir pagar as contas a partir do mês que vem, diante do contingenciamento que cortou parte dos recursos. A mudança na meta fiscal aprovada no Congresso Nacional, todavia, possibilitará a execução destes recursos, assegurou o ministro.

“Das seis federais que temos, cinco são novas, sendo que três ainda estão em fase de implantação. A garantia desses recursos é uma questão de sobrevivência para estas universidades, e preocupa toda a bancada federal”, disse o deputado federal Jorge Solla (PT-BA). O petista também cobrou a execução das emendas individuais dos parlamentares que destinaram recursos às universidades federais, pedido que o ministro assegurou que irá atender.

Na reunião, tratou-se ainda da implantação do curso de medicina da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), que depende da contratação de professores para o início das atividades. “É um curso que já está todo estruturado, que será sediado em São Francisco do Conde, terá como hospital de referência o Hospital do Subúrbio e precisa de realizar o concurso público para montar a equipe docente”, destacou o petista.

Quanto a este curso, o ministro Mendonça Filho justificou que a responsabilidade para liberar a contratação de pessoal é do Ministério do Planejamento. A bancada baiana marcará audiência com o ministro Dyogo Oliveira, do Planejamento, para tratar do assunto.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 115189 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.