Vereador José Carneiro Rocha é eleito presidente da Câmara Municipal de Feira de Santana; disputa deixa fissura na base ronaldista

Vereador José Carneiro Rocha (PSDB) é eleito presidente Câmara Municipal de Feira de Santana, sendo contabilizados de 17 votos favoráveis, 3 abstenções e 1 ausência.

Vereador José Carneiro Rocha (PSDB) é eleito presidente Câmara Municipal de Feira de Santana, sendo contabilizados de 17 votos favoráveis, 3 abstenções e 1 ausência.

Por ordem judicial, o presidente interino de Ewerton Carneiro Costa (Tom, PEN) decretou nesta segunda-feira (21/08/2017) a vacância do cargo de presidente Poder Legislativo de Feira Santana. A vacância deveria ter sido decretada desde o dia 14 de agosto, por ter sido a primeira sessão ordinária realizada após a morte do presidente da Câmara Municipal de Feira de Santana, vereador Reinaldo Miranda (Ronny), ocorrida em 10 de agosto.

Na sequência, Ewerton Carneiro anunciou votação para eleição do presidente da Câmara Municipal, sendo eleito como candidato único o vereador José Carneiro Rocha (PSDB). No processo eletivo foram registrados 17 votos favoráveis, 3 abstenções e 1 ausência, da vereadora Cíntia Machado (PMB), sobrinha do deputado Targino Machado (PPS).

Com o fim da votação, Ewerton Carneiro decretou José Carneiro empossando na presidência.

José Carneiro pertence a base aliada do prefeito José Ronaldo de Carvalho (DEM) e apoia o mandato do deputado estadual Carlos Geilson (PSDB).

Bastidores da disputa

No interior do Poder Legislativo, a disputa pela presidência da Câmara foi travada entre dois membros da base ronaldista, Roberto Tourinho (PV) e José Carneiro. Com o crescimento do apoio à Carneiro, Tourinho observou o esvaziamento da pré-candidatura.

Fontes informaram que Roberto Tourinho, inconformado com a atuação do alcaide na sucessão, entregou os cargos que tem na administração municipal ao prefeito e anunciou que iria para a oposição. Observa-se que, de 2013 a 2016, o vereador Roberto Tourinho atuou como secretário municipal do Governo Ronlado.

O Jornal Grande Bahia manteve contato com Tourinho questionando com relação às informações das fontes, lhe solicitando uma declaração ou comentário. O vereador, até o momento da publicação, preferiu não comentar.

Troca

A expectativa era de que Justiniano França (DEM) reassumisse o mandato de vereador nesta segunda-feira (21), após o afastamento do cargo de secretário municipal. Observa-se que o painel eletrônico da Câmara registrava que a vereadora Cíntia Machado estava ausente, ou seja, o Poder Legislativo não foi comunicado, oficialmente, que Justiniano França reassumiria o mandato.

Fontes do JGB informaram que a vereadora Cíntia Machado atuou intensamente pela eleição de Roberto Tourinho, porque interessava ao tio, deputado Targino Machado, que um político que o apoiava, Roberto Tourinho, assumisse a presidência.

Targino Machado declarou que é pré-candidato a prefeito de Feira de Santana em 2020, independente da indicação do prefeito José Ronaldo. O movimento do parlamentar, na Câmara Municipal, foi considero hostil a liderança do alcaide, que tratou de neutralizá-lo, impondo derrota com os votos de 17 vereadores.

Confira vídeo

Leia +

Morte do vereador Reinaldo Miranda promove mudança na composição do legislativo feirense; disputa para comandar Câmara Municipal é intensa

Vereador José Carneiro amplia apoios e deve ser eleito presidente da Câmara Municipal de Feira de Santana

Violação ao princípio da legalidade é observado em eleição para presidência da Câmara Municipal de Feira de Santana; morto, Reinaldo Miranda (Ronny) ainda preside Poder Legislativo

Presidente interino da Câmara Municipal de Feira de Santana foi acionado por abuso de poder; confira íntegra da decisão judicial

Desembargadora Marcia Faria confirma decisão do juiz Gustavo Hungria que determina eleição para presidência da Câmara Municipal de Feira de Santana

Vereador Ewerton Carneiro anuncia eleição para presidência da Câmara Municipal de Feira de Santana; Roberto Tourinho pode deixar grupo ronaldista e ingressar na oposição

Compartilhe e Comente

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Facebook do JGB

Manchete

Colunistas e Artigos

+ Publicações >>>>>>>>>

Sobre o autor

Carlos Augusto
Carlos Augusto Oliveira da Silva (Carlos Augusto) é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF). Atua como jornalista e cientista social. Telefone: (75)98242-8000 | E-mail: [email protected]