Vanda Machado falou sobre esperança na Escola de Dança da FUNCEB

Encontro com Vanda Machado.
Encontro com Vanda Machado.
Encontro com Vanda Machado.
Encontro com Vanda Machado.

“Sonhos não tem limites”, essa é a afirmação da doutora em Educação com ênfase em Cultura Afro Brasileira, Vanda Machado, que se reuniu com jovens entre 14 e 17 anos, do Curso Preparatório da Escola de Dança da Funceb e de projetos sociais do entorno do Pelourinho. O encontro aconteceu na tarde desta quarta-feira (09/08/2017), no Centro de Formação em Artes (CFA) para leitura de seu livro Pele da Cor da Noite. O evento gratuito fez parte da programação Funceb na Flipelô.

Durante o encontro com os jovens, a autora destacou assuntos como: projetos de vida, persistência, estabelecimento de metas e prazos, lições, história do Brasil no contexto das Matrizes Africana. “Nesses encontros eu procuro levar uma mensagem de esperança, de estímulo e ânimo para as pessoas na execução dos seus sonhos, e também destacar a importância dos nossos ancestrais (negros), inclusive muitos deles viveram aqui na Bahia e especialmente nesta casa (CFA)”, falou.

Vanda Machado é doutora e mestra pela Ufba, graduada em História, e tem sua trajetória acadêmica dedicada a Educação Etnicorraciais, currículo e cultura. Em eventos como este ela busca o debate com pessoas mais jovens, menos experientes e com outras com maior experiência, desta forma sendo possível a troca de ideias.

Para Cailane Vitória Conceição, de 15 anos, aluna da Escola de Dança da Funceb, presente no debate, eventos como estes abrem a cabeça das pessoas em relação aos assuntos de matrizes africanas: “Palestras como essas são relevantes porque nos fazem pensar e entender de uma forma diferente, mais ampla, nossos ancestrais”. Ela acredita que projetos como esses devem ser ampliados para escolas, universidades e espaços culturais, para o conhecimento de todos.

Funceb na Flipelô – A programação oficial da Festa Literária Internacional do Pelourinho – Flipelô, acontece de 9 a 13 de agosto, quarta-feira a domingo, no Centro Histórico de Salvador.

Cursos, palestra, sarau, apresentações cênicas, livros, VTs, projetos, contações de histórias e encontro de coletivos integram programação da Funceb na Flipelô. A Funceb é uma unidade vinculada a Secretaria Estadual de Cultura (Secult).

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 111097 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]