Universidade Aberta do Meio Ambiente realizada a primeira Reunião de Planejamento Participativo em Feira de Santana

Início das atividades da Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cidadania Sustentável (UNAMACS).
Início das atividades da Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cidadania Sustentável (UNAMACS).

A Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cidadania Sustentável (UNAMACS), criada pela Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, dá a largada nas suas atividades previstas para esses meses finais de 2017. Na manhã desta quinta-feira (24/08/2017), foi realizada a primeira Reunião de Planejamento Participativo em ações de Educação Socioambental da instituição, para apresentação das primeiras ações a serem executadas.

Já na próxima segunda-feira, 28, será ofertado um Curso de Formação com tema voltado para ‘Capacitação em Resíduos Sólidos: Destino e Reuso’, das 8 às 16 horas. Nos dias 14 e 15 de setembro haverá um Curso de Extensão em Ações Estratégicas em Educação Socioambiental, das 8 às 12 horas. Um Curso de Extensão em Licenciamento Ambiental será ofertado durante quatro dias (21,22, 28 e 29), das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas, e uma Oficina de Compostagem será realizada no dia 25, das 9 às 12 horas.

As atividades retornam no dia 5 de outubro com Curso de Formação sobre Capacitação em Recomposição Ambiental, das 8:30 às 11:30 horas e das 13:30 às 17:30 horas. Curso de extensão em Direito Ambiental nos dias 19 e 20 das 8:30 às 13:30 horas e um Curso de Formação com tema ‘Organizando Ações de Educação Socioambiental: Agentes Socioambientais Territoriais’ no dia 26, das 9 às 17 horas.

Com exceção dos eventos realizados nos dias 28/08 e 26/10, todos são abertos à comunidade e oferecem certificados de carga horária que variam entre 3 e 32 horas. Todos os eventos serão realizados na sede da UNAMACS, no Parque da Cidade José Frei Monteiro Sobrinho.

A UNAMACS

A UNAMACS é a primeira Universidade Aberta do Meio Ambiente da Bahia e do Norte e Nordeste neste formato, para capacitação de cursos e de educação informal, a terceira do Brasil, acompanhada da UMAPAZ (em São Paulo) e a Unilivre (em Curitiba) e a sétima no mundo.

A educação informal surge na Inglaterra em 1969 e chega no Brasil com a concepção da Universidade Aberta à Terceira Idade, onde os mais velhos vão a um local em que desenvolvem atividades mentais de jogos, cursos de corte e costura, dança e salão com mentores que, não necessariamente, tenham cursos superiores. O Meio Ambiente se apropria dessa ideia e oferece cursos como o de compostagem, jardinagem, minhocário e capacitações acerca do tema ‘meio ambiente’ e que, diferentemente das Universidades tradicionais, não exigem anos de graduação.

“É um instrumento de política pública e ambiente que a população de Feira de Santana precisa entender e se apropriar para que nós possamos, um dia, chegar no nível da UMAPAZ que recebeu cerca de 100.000 pessoas no ano passado para se capacitarem em diferentes cursos”, afirma Sérgio Carneiro, secretário de Meio Ambiente.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 111005 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]