Secretaria Estadual da Educação promove encontro com 193 gestores escolares em Feira de Santana

Secretário estadual Walter Pinheiro mantém diálogo com Gestores da rede estadual de ensino em Feira de Santana.
Secretário estadual Walter Pinheiro mantém diálogo com Gestores da rede estadual de ensino em Feira de Santana.
Secretário estadual Walter Pinheiro mantém diálogo com Gestores da rede estadual de ensino em Feira de Santana.
Secretário estadual Walter Pinheiro mantém diálogo com Gestores da rede estadual de ensino em Feira de Santana.

A cidade de Feira de Santana está sediando o 6º ‘Diálogo com Gestores’ da rede estadual de ensino. A série de encontros está sendo promovida pela Secretaria da Educação do Estado envolvendo todos os Territórios de Identidade da Bahia, com o objetivo de aliar ações, otimizar processos e fortalecer o eixo pedagógico das escolas. O encontro começou nesta quinta-feira (10/08/2017) no Colégio Modelo, com as participações do secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, e de técnicos do órgão central, e segue até esta sexta-feira (11).

O diálogo reúne gestores de 193 escolas, de 53 municípios, ligados aos Núcleos Territoriais de Educação (NTE) de Feira de Santana (NTE 19), Serrinha (NTE 04) e Ipirá (NTE 15). Pinheiro falou sobre a importância desta troca de experiências. “Este é um processo continuado da Secretaria no que diz respeito à interação e a uma capilarização cada vez maior. Estamos cumprindo um dos compromissos assumidos pelo Governo do Estado, de a Secretaria chegar a alcançar todas as escolas e, ao mesmo tempo, fazer um processo de ausculta, portanto, conhecer o que está acontecendo na ponta, para adotar medidas que possam solucionar os problemas e, também, fazer um caminho de volta, vendo as boas experiências das escolas para melhorar a Educação”, destaca.

Além de palestras, também estão sendo realizados grupos de trabalho para tratar de temas de interesse das escolas. A diretora Isabel Ferreira, do Colégio Estadual João Francisco da Silva, localizado em Itiúba, do NTE 04, é uma das participantes e diz que o encontro contribui para melhorar a gestão escolar. “Acho essencial que os técnicos da Secretaria venham até nós para tirar nossas dúvidas, pois contribui para desenvolvermos um trabalho de excelência nas nossas unidades”.

O gestor Airton Araújo, do Colégio Estadual Agostinho Froes da Mota, situado em Feira de Santana, diz que a integração com o órgão central é essencial. “Ficar mais próximo da Secretaria nos permite resolver nossas questões com mais agilidade e é um momento de troca de experiências”, esclarece. Já Jucemar da Costa, que dirige o Colégio Estadual Maria Dagmar Miranda – Tempo Integral, localizado em Riachão do Jacuípe, NTE 15, acredita que “o entrosamento entre os gestores é primordial, pois temos a oportunidade de ter contato com todos os setores da Secretaria, mostrar o que está dando certo e como funciona as escolas de outras regiões”.

Protagonismo

A atividade foi aberta com apresentações das orquestras da Polícia Militar de feira de Santana e Olhos D’Água, do Núcleo Antônio Gasparini, do Neojiba. O estudante Gabriel Moura, 14, que cursa o 9º ano no Colégio Estadual Governador Luiz Viana Filho, em Feira de Santana, conta que ficou emocionado ao tocar violoncelo para o público presente. “É muito gratificante poder mostrar o nosso talento e expressar nossa emoção através da música”, diz, animado. O jovem, assim como outros estudantes de seu colégio e da Escola Estadual Monsenhor Mario Pessoa – Tempo Integral, faz parte da orquestra, que promove o ensino coletivo de instrumentos musicais como violino, viola, violoncelo e contrabaixo para a formação de orquestras.

Além de Feira de Santana, o ‘Diálogo com Gestores’ já aconteceu em Salvador, com gestores da capital e da Região Metropolitana; em Alagoinhas, com gestores de escolas os núcleos de Alagoinhas (NTE 18), Ribeira do Pombal (NTE 17) e de Feira de Santana (NTE 19); em Barreiras (NTE 11), incluindo gestores de Bom Jesus da Lapa (NTE 02) e Santa Maria da Vitória (NTE 23); em Itabuna, com gestores das escolas dos núcleos de Itabuna (NTE 05), Teixeira de Freitas (NTE 7) e Eunápolis (NTE 27) e em Juazeiro (NTE 10), incluindo gestores de Irecê (NTE 01), Jacobina (NTE 16) e Senhor do Bonfim (NTE25). A próxima edição será em Itaberaba (NTE 14), envolvendo gestores de Seabra (NTE 03) e Macaúbas (NTE 12).

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108934 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]