Salvador: Jornalista Victor Pinto registra populares lançando ovos em direção aos prefeitos ACM Neto e João Doria; ‘Odium Parit Repudium’

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Populares protestam atirando ovos contra os prefeitos ACM Neto e João Doria.
Populares protestam atirando ovos contra os prefeitos ACM Neto e João Doria.

Durante evento na capital do estado, o jornalista Victor Pinto registrou em vídeo, na noite desta segunda-feira (07/08/2017), ovos sendo lançados por manifestantes em direção aos prefeitos de Salvador, ACM Neto e de São Paulo, João Doria (PSDB).

Na oportunidade, o prefeito de São Paulo se dirigia à sede da Câmara Municipal de Salvador para receber o título de cidadão Soteropolitano.

O título concedido ao tucano foi criticado por opositores do prefeito ACM Neto e por segmentos populares. Eles questionaram o que João Doria fez por Salvador para merecer a homenagem.

Sangue de baiano

Durante a homenagem na Câmara Municipal, o prefeito João Doria repetiu o discurso do ódio contra os petistas e movimentos de esquerda, na sequência afirmou “tenho sangue de baiano”.

A declaração do alcaide é típica de políticos pouco preparados, que usam retórica segregadora. Observando que existe apenas um tipo de sangue humano, no contexto político, é o sangue da própria humanidade, ou seja, aquilo que torna todos seres humanos iguais em princípio, valor e espiritualidade, aquilo que nos irmana e não nos segrega. Mas, para o tucano, a cada discurso, pode mudar o tipo de sangue que possui e, com isto, a ideia de identidade.

O pronunciamento do alcaide pode ser avaliado, também, como patético e risível. Patético, por tentar passar conceito de identidade com o povo da Bahia; e risível, porque o baiano é por natureza conciliatório, ou seja, não segregador.

Talvez seja por instilar o discurso do ódio e da segregação que o prefeito João Doria tenha despertado na população o repúdio: ‘Odium Parit Repudium — ódio gera repúdio’.

Elogios à Temer

Pela manhã, antes de ir à Salvador, João Doria participou de cerimônia com o presidente Michel Temer (PMDB) na Prefeitura de São Paulo e elogiou o governante.

Confira vídeo

Sobre Carlos Augusto 9656 Artigos
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Ex-aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB).