Rede de Controle busca fortalecimento da gestão pública e do controle social, afirma Inaldo da Paixão, presidente do TCE Bahia

Abertura do IV Ciclo de Capacitação da Rede de Controle. Evento ocorreu em Santo Antônio de Jesus.
Abertura do IV Ciclo de Capacitação da Rede de Controle. Evento ocorreu em Santo Antônio de Jesus.
Abertura do IV Ciclo de Capacitação da Rede de Controle. Evento ocorreu em Santo Antônio de Jesus.

Com o propósito de fortalecer a gestão pública e o controle social, representantes da sociedade civil organizada, de órgãos de controle e de conselhos municipais participaram, terça-feira (23/08/2017), do primeiro dia do IV Ciclo de Capacitação da Rede de Controle, evento que ocorre até quarta-feira (24/08), no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Ifba), em Santo Antônio de Jesus.

Na abertura oficial do evento, o presidente do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA), Inaldo da Paixão, lançou uma mensagem de esperança e incentivo às ações da Rede de Controle: “É necessário que saiamos dos nossos castelos, das nossas torres, dos nossos prédios, e fortaleçamos essa Rede em várias regiões da Bahia para ajudar a construir um estado melhor”, disse.

Em seguida, o secretário-executivo da Rede e secretário de Controle Externo do Tribunal de Contas da União (TCU), Nicola Espinheira da Costa Khoury, agradeceu o comparecimento massivo dos participantes. “Temos muitos exemplos sinérgicos de parcerias com o mesmo objetivo: entregar o melhor resultado para que as políticas públicas sejam atendidas e para que todos tenham educação, saúde e segurança pública de qualidade. Aproveitem o evento para demandar as informações que precisam”, disse Nicola Khoury.

Na ocasião, foi lançada a cartilha “Com você a nossa rede é mais forte”, que convida o cidadão a exercer o controle social, enviando críticas, sugestões e denúncias de irregularidades aos 16 órgãos que integram a Rede.

Compuseram ainda a mesa-diretora do evento a procuradora-geral de Justiça, Ediene Santos Lousado, a procuradora-geral adjunta, Sara Mandra Moraes; o conselheiro substituto do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia, Ronaldo Santana, representando o presidente do TCM/BA, Francisco de Souza Andrade Netto; o superintendente da Controladoria Geral da União na Bahia, Ronaldo Machado de Oliveira, e o diretor administrativo do Instituto Federal da Bahia, Humberto Ataíde Santiago Júnior. Representando a diretora-geral do Ifba, Edna da Silva Matos.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 109955 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]