

A primeira edição do ‘Ciclo de Debates: 100 anos da Revolução Russa’ abordou o tema ‘A Revolução Russa de 1917: legados e lições’. O evento ocorreu na quarta-feira (09/08/2017), no Auditório do Centro de Artes Humanidades e Letras (CAHL) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), em Cachoeira.
Primeiro a palestrar, o professor Dr. Antônio Eduardo Alves (UFRB) abordou o tema ‘A política bolchevique na Revolução Russa’, apresentando síntese dos eventos que culminaram com a Revolução Russa de 1917.
Durante a preleção, o Antônio Eduardo relatou que, em 1861, a Rússia abole o servilismo, “mantendo uma estrutura agrária bastante concentrada”.
Na sequência, citou outras mudanças na estrutura social que antecedem a tomada do Palácio de Inverno, em São Petersburgo, em outubro de 1917, relatando o papel da literatura russa como elemento de reflexão da luta revolucionária.
O pesquisador cita dois autores centrais para o desenvolvimento da Revolução Russa, Vladimir Lenine e Leon Trótski, através da publicação ‘O desenvolvimento do capitalismo na Rússia’ e com a formulação da teoria do ‘Desenvolvimento desigual e combinado’, respectivamente.
Antônio Eduardo afirmou que a política do Partido Bolchevique, fundamentada no pensamento marxista, é um elemento decisivo para a conformação do processo revolucionário e que a mudança de regime foi possível com a ação das massas, composta por trabalhadores e camponeses, aliada ao papel dos Sovietes (Conselhos Operários).
Perfil do coordenador e palestrante
Antônio Eduardo Alves Oliveira é doutor em Ciências Sociais pela UFBA; com pesquisa realizada através da Foundation Nationale Des Sciences Politiques( Sciences PO-Paris), professor adjunto da UFRB; e professor permanente do programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais: Cultura, Desigualdade e Desenvolvimento (PPGCS/UFRB).
Confira vídeo
Leia +