Morte do vereador Reinaldo Miranda promove mudança na composição do legislativo feirense; disputa para comandar Câmara Municipal é intensa

Reinaldo Miranda Vieira Filho (Ronny) morre aos 41 anos de idade. Político ocupava presidência do Poder Legislativo de Feira de Santana.
Reinaldo Miranda Vieira Filho (Ronny) morre aos 41 anos de idade. Político ocupava presidência do Poder Legislativo de Feira de Santana.

Com a morte do presidente da Câmara Municipal de Feira de Santana, vereador Reinaldo Miranda Vieira Filho (Ronny, PHS), ocorrida na quinta-feira (10/08/2017), a composição do Poder Legislativo passa por alteração.

O vereador Everton Carneiro da Costa (Tom), 1º vice-presidente, assume interinamente a presidência do Poder Legislativo, os demais membros da mesa: Marcos Antônio dos Santos Lima, 2º vice-presidente; Isaías dos Santos, 3º vice-presidente; Gerusa Maria Bastos Sampaio, 1ª secretária; Luiz Augusto de Jesus, 2º secretário; e Fabiano Nascimento de Souza, 3º secretário continuam no mesmo cargo. O regimento interno da Câmara determina que no prazo de até cinco dias deve ocorrer nova eleição para presidência. Observa-se que com a interinidade da presidência, as decisões são submetidas à apreciação dos membros da mesa e se tornam decisões colegiadas.

Suplência

Em substituição à Ronny, assume mandato, como efetivo, o atual secretário municipal de Prevenção a Violência de Feira de Santana, Pablo Roberto Gonçalves da Silva (PHS). Ele é o primeiro suplente da coligação ‘Pra frente Feira’, formada pelo PTB, PRP, PV, PEN e PHS. Em 2016, obteve a expressiva votação com 4.131 votos.

Aldney Bastos Marques (Neinha, PTB) é a segunda suplente da coligação ‘Pra frente Feira’. Em 2016, ela obteve 3.929 votos. Com a posse de Pablo Roberto, Neinha passa a ocupar a primeira suplência.

Fontes do Jornal Grande Bahia informaram que após a conclusão do processo eletivo para presidência da Câmara, Pablo Roberto deve retornar ao executivo, assumindo mandato Aldney Bastos (Neinha).

Pré-candidatos

Dentre os nomes cotados para assumir a presidência da Câmara estão Marcos Lima (PRP), José Carneiro (PSDB), Gerusa Sampaio (DEM) e Everton Carneiro (Tom, PEN).

Dois pré-candidatos apresentam maior receptividade, entre os demais vereadores, José Carneiro, líder do Governo Ronaldo e Marcos Lima, político da bancada governista.

Carlos Augusto
Sobre Carlos Augusto 9321 Artigos
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Ex-aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB).