
Com a morte do presidente da Câmara Municipal de Feira de Santana, vereador Reinaldo Miranda Vieira Filho (Ronny, PHS), ocorrida na quinta-feira (10/08/2017), a composição do Poder Legislativo passa por alteração.
O vereador Everton Carneiro da Costa (Tom), 1º vice-presidente, assume interinamente a presidência do Poder Legislativo, os demais membros da mesa: Marcos Antônio dos Santos Lima, 2º vice-presidente; Isaías dos Santos, 3º vice-presidente; Gerusa Maria Bastos Sampaio, 1ª secretária; Luiz Augusto de Jesus, 2º secretário; e Fabiano Nascimento de Souza, 3º secretário continuam no mesmo cargo. O regimento interno da Câmara determina que no prazo de até cinco dias deve ocorrer nova eleição para presidência. Observa-se que com a interinidade da presidência, as decisões são submetidas à apreciação dos membros da mesa e se tornam decisões colegiadas.
Suplência
Em substituição à Ronny, assume mandato, como efetivo, o atual secretário municipal de Prevenção a Violência de Feira de Santana, Pablo Roberto Gonçalves da Silva (PHS). Ele é o primeiro suplente da coligação ‘Pra frente Feira’, formada pelo PTB, PRP, PV, PEN e PHS. Em 2016, obteve a expressiva votação com 4.131 votos.
Aldney Bastos Marques (Neinha, PTB) é a segunda suplente da coligação ‘Pra frente Feira’. Em 2016, ela obteve 3.929 votos. Com a posse de Pablo Roberto, Neinha passa a ocupar a primeira suplência.
Fontes do Jornal Grande Bahia informaram que após a conclusão do processo eletivo para presidência da Câmara, Pablo Roberto deve retornar ao executivo, assumindo mandato Aldney Bastos (Neinha).
Pré-candidatos
Dentre os nomes cotados para assumir a presidência da Câmara estão Marcos Lima (PRP), José Carneiro (PSDB), Gerusa Sampaio (DEM) e Everton Carneiro (Tom, PEN).
Dois pré-candidatos apresentam maior receptividade, entre os demais vereadores, José Carneiro, líder do Governo Ronaldo e Marcos Lima, político da bancada governista.