Livro celebra 60 anos da mulher nas forças policiais da Bahia

Secretário Maurício Barbosa palestra durante lançamento do livro 'Mulher na SSP-BA 60 Anos de História e Trajetória'.
Secretário Maurício Barbosa palestra durante lançamento do livro 'Mulher na SSP-BA 60 Anos de História e Trajetória'.
Secretário Maurício Barbosa palestra durante lançamento do livro 'Mulher na SSP-BA 60 Anos de História e Trajetória'.
Secretário Maurício Barbosa palestra durante lançamento do livro ‘Mulher na SSP-BA 60 Anos de História e Trajetória’.

Os 60 anos da presença feminina nos quados da Secretaria da Segurança Pública, completados no ano passado, foram comemorados, na manhã desta quarta-feira (23/08/2017), no auditório do Centro de Operações e Inteligência – 2 de Julho, com o lançamento do livro ‘Mulher na SSP-BA: 60 Anos de História e Trajetória’.

Elaborado pela Superintendência de Prevenção à Violência (Sprev) da Secretaria da Segurança Pública (SSP) e com produção editorial da Assembleia Legislativa da Bahia, trata-se de uma coletânea de 35 artigos de diferentes gêneros literários, escritos por servidores das polícias Civil, Militar e Técnica, além de colaboradores.

Durante a solenidade, foi apresentado um vídeo, onde algumas policiais contam histórias e confessam o amor e o respeito que têm por poder prestar serviços à sociedade. O secretário da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa, afirmou que “tais profissionais se diferenciam pelo trato e seriedade como conduzem as ações, impondo respeito sem serem grosseiras ou arbitrárias”.

Para o superintendente da Sprev, coronel PM Lázaro Raimundo Monteiro, “hoje é dia de celebrarmos a história das mulheres que integram nossas corporações desde a época da Guarda Civil”, observando que “esse momento está diretamente ligado ao reconhecimento e a valorização do servidor da SSP”.

No artigo “Mulheres na Polícia Militar: Suas Histórias e Estórias”, a major Cássia Queiroz narra algumas situações vividas ao longo da carreira de mais de 27 anos na PM e garante que o livro traz muitos ensinamentos para aquelas que optam por seguir a carreira policial. “Somos pioneiras, nossa trilha foi árdua e precisamos vencer muitas barreiras. As mulheres, que agora chegam às instituições policiais, têm o dever de continuar essa caminhada”, pontuou.

Com plateia lotada e direito a bolo comemorativo, o evento contou ainda com a presença da secretaria de Políticas para Mulheres, Julieta Palmeira, representando o governador Rui Costa, e do subsecretário da Segurança Pública, Ary Pereira de Oliveira, além da cúpula das Polícias Civil, Militar e Técnica, do Corpo de Bombeiros e da Justiça.

Foram distribuídos exemplares do livro ‘Mulher na SSP-BA: 60 Anos de História e Trajetória’ e vídeos institucionais e entregues 129 troféus de reconhecimento e 35 certificados para os autores dos textos. Quem desejar um e-book (livro em formato digital) da obra, deve solicitar através do endereço eletrônico gabinete.sprev@ssp.ba.gov.br.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 114908 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.