Lideranças políticas e entidades emitem nota de pesar em solidariedade às famílias das vítimas do acidente em Mar Grande, na Baía de Todos os Santos

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Governo da Bahia emite nota de pesar em solidariedade às famílias das vítimas do naufrágio da embarcação Cavalo Marinho I, em acidente ocorrido em Mar Grande, na Baía de Todos os Santos.
Governo da Bahia emite nota de pesar em solidariedade às famílias das vítimas do naufrágio da embarcação Cavalo Marinho I, em acidente ocorrido em Mar Grande, na Baía de Todos os Santos.
Governo da Bahia emite nota de pesar em solidariedade às famílias das vítimas do naufrágio da embarcação Cavalo Marinho I, acidente ocorrido em Mar Grande, na Baía de Todos os Santos.
Governo da Bahia emite nota de pesar em solidariedade às famílias das vítimas do naufrágio da embarcação Cavalo Marinho I, em acidente ocorrido em Mar Grande, na Baía de Todos os Santos.

Lideranças políticas, membros da comunidade e entidades emitem nota em solidariedade às famílias das vítimas do naufrágio, ocorrido às 06:30 horas, desta quinta-feira (24/08/2017) com a embarcação Cavalo Marinho I, de propriedade da empresa CL Transporte Marítimo, durante a travessia do Terminal de Vera Cruz, na Ilha de Itaparica, com destino ao Terminal Náutico, em Salvador, nas proximidades de Mar Grande, na Baía de Todos os Santos. Informe da Marinha diz que 18 pessoas morreram.

Governador Rui Costa presta solidariedade

— Lamento profundamente o acidente ocorrido esta manhã (24) em Mar Grande e manifesto minha solidariedade aos familiares das vítimas. Todas as forças do Governo do Estado estão mobilizadas para dar assistência e prestar socorro às vítimas. Estou acompanhando pessoalmente esta difícil operação desde cedo e todas as providências foram tomadas imediatamente, com o reforço dos nossos efetivos nas áreas da segurança e da saúde pública. Deus está conosco neste momento difícil e confiamos no empenho das equipes de resgate. — Declarou Rui Costa.

Secretário Jaques Wagner presta solidariedade

— A quinta-feira começou muito triste com a notícia do naufrágio na Baía de Todos os Santos. Os baianos, e também o Brasil, estão enlutados. O governador Rui Costa tomou todas as providências e acionou os recursos disponíveis no governo para tentar minimizar a dor das famílias que perderam pessoas queridas. Sabemos que nada trará de volta as pessoas que se foram, porém desejo força e presto minha solidariedade às famílias para que possam superar este difícil momento. — Declarou Jaques Wagner.

Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva presta solidariedade

— Em poucos dias, de forma trágica, dois acidentes em embarcações tiraram a vida de dezenas brasileiros, inclusive crianças. Um ocorrido no rio Xingu, no Pará e outro hoje, na Bahia de Todos-os-Santos, entre Salvador e Itaparica. Nós sabemos que nada pode reparar a perda de um ente querido. Nossa solidariedade com os familiares e amigos das vítimas nesse momento de dor. —  Declara Lula.

Papa Francisco emite mensagem de fé

Em nome do Papa Francisco, a Nunciatura Apostólica no Brasil (órgão que representa a Santa Sé) também divulgou nota sobre as mortes ocorridas após o naufrágio na manhã de hoje. Leia o texto na íntegra:

Excelência,

Acolhi, com profunda tristeza, a notícia da morte de inúmeras pessoas no naufrágio de uma embarcação, ocorrido hoje na Baía de Todos os Santos.

Pela presente, em nome do Santo Padre, o Papa Francisco, quero manifestar sinceras condolências às famílias das vítimas, como também orações ao Senhor da Vida para que acolha os defuntos em seu Reino de paz e de vida eterna.

Imagino o desespero de quantos foram atingidos por essa tragédia! Mas, ao mesmo tempo, estou certo de que a confiança em Deus ajudará a acreditar sempre mais que: “Aquele que crê em mim, ainda que esteja morto viverá” (Jo 11, 25).

A solidariedade de quantos estão agora a lamentar este triste acontecimento contribuirá a suavizar o sofrimento e a dor daqueles que choram e sentem a perda dos seus entes queridos, a fim de poder aceitar, na certeza da ressurreição, a dolorosa separação humana.

Assegurando um especial sufrágio na Celebração Eucarística que hei de presidir amanhã de manhã, e unindo-me às orações de Vossa Excelência e de toda a Igreja que está em Salvador da Bahia, em nome do Santo Padre concedo a todos uma Bênção Apostólica.

Dom Giovanni d’Aniello, Núncio Apostólico no Brasil

Brasília, 24 de agosto de 2017

Deputado Leur Lomanto Jr lamenta tragédia

— Neste momento de dor quero transmitir o meu abraço aos familiares e amigos. Solidarizo-me com toda a comunidade de Itaparica e Vera Cruz e com todos aqueles que fazem o deslocamento diariamente, na Baía de Todos os Santos. Tenho recebido mensagens de que infelizmente, a lancha Cavalo Marinho I, que acaba de naufragar não tinha mais condições de operação por ser muito antiga e sem a estrutura para a alta demanda. Caso a informação seja verídica se trata de um fato muito grave e que precisa ser apurado com muita cautela pelos órgãos responsáveis. Diante disso, aproveito o momento para cobrar apuração e mais fiscalização por parte da Agência reguladora do transporte no estado, a Agerba para que esteja mais atenta a essas embarcações e ao movimento de passageiros. — Afirma Leur Lomanto Jr.

Vera Cruz Transportes Marítimo presta solidariedade

A empresa Vera Cruz Transportes Marítimo, que atua há 22 anos na travessia Salvador – Mar Grande, se solidariza com as vítimas do acidente envolvendo uma embarcação da empresa CL Transportes Marítimos na manhã desta quinta-feira, 24, na praia de Mar Grande, que fica localizada no município de Vera Cruz. A empresa ressalta que esteve junto aos órgãos competentes dando apoio ao resgate das vítimas e firma seu compromisso com os baianos em fazer a travessia Salvador/Mar Grande sempre com segurança, utilizando embarcações modernas e regularizadas.

Palácio do Planalto presta solidariedade

A Presidência da República lamenta profundamente a perda trágica de dezenas de vidas em acidentes com embarcações no Pará e na Bahia.

O presidente Michel Temer manifesta, neste momento de dor, sua solidariedade às famílias das vítimas e coloca a estrutura do governo federal para ajudar nas buscas e no apoio aos sobreviventes.

As providências para apurar as causas dos acidentes e punir os responsáveis estão sendo tomadas, em todas as três esferas de governo.

TJBA expressa profundo pesar

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) publicou nota de “profundo pesar”, pelo ocorrido, em especial pela morte de uma das servidoras do órgão, Isnaildes de Oliveira Lima. Segundo o TJBA, Isnaildes era escrevente de cartório da Vara Cível da Comarca de Itaparica.

UNEB presta solidariedade

A direção da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) também prestou solidariedade e disse “lamentar profundamente o naufrágio” ocorrido na manhã de hoje. Além disso, a universidade reforçou o “anseio da sociedade baiana pela celeridade nas buscas, resgate a amparo de todos os envolvidos no acidente”, declarou a instituição.

Vereador Maurício Trindade lamenta acidente

O vereador Maurício Trindade (DEM) lamenta o acidente em Mar Grande, na Baía de Todos os Santos, na manhã desta quarta-feira (24). “É com muito pesar que acompanho o desenrolar desta tragédia. Gostaria de me solidarizar com as famílias das vítimas. É um dia de muita tristeza para todos os baianos”, disse.

Artistas e internautas prestam solidariedade

O acidente também repercutiu nas redes sociais. Usuários prestaram solidariedade em publicações com imagens de luto e em pedidos de orações pelas famílias. A expressão “#LutoMarGrande” foi compartilhado centenas de vezes.

Artistas baianos também comentaram a tragédia. A cantora Ivete Sangalo declarou seu luto e descreveu “tristeza e dor” pelo ocorrido. “Nesse momento de dor e muita angústia, que Deus conforte o coração de todos os que estão passando por essa experiência tão dilacerante”, publicou em suas redes sociais.

A cantora Cláudia Leitte também lamentou o acidente e declarou “aperto no coração” pelo ocorrido. “Queria deixar meu amor e minhas orações para todas as pessoas envolvidas nessa tragédia”, disse.

Outro músico baiano, o compositor e percussionista Carlinhos Brown, também usou as redes sociais para comentar o naufrágio. “Se está nas águas, está com Deus. Mar que é de levar, mar que é de guardar. E Deus que tem planos para essas almas, dê a melhor direção e destino para a luz delas”.

Em respeito às vítimas de acidente eventos da SSP são cancelados 

O secretário da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa, determinou o adiamento das solenidades de celebração do 2º aniversário de emancipação do Corpo de Bombeiros e do Dia do Soldado.

“O dia de hoje deve ser reservado apenas para trabalhar com o intuito de minimizar a dor dos envolvidos nesta lamentável tragédia”, afirmou o secretário da Segurança Maurício Teles Barbosa, ao determinar o adiamento dos eventos de celebração do 2º aniversário de emancipação do Corpo de Bombeiros, e do Dia do Soldado, que seria comemorado hoje (24), com entrega de medalhas na Vila Militar.

Equipes do Corpo de Bombeiros de diversas cidades do interior baiano foram convocados para participar das buscas do acidente, que até não tem o número definitivo de vítimas. Na tarde desta quinta-feira (24), uma coletiva será realizada no Centro de Operações e Inteligência – 2 de Julho, para apresentar o andamento do trabalho policial, que envolve as polícias Militar, Civil, Técnica e o Corpo de Bombeiros.

“Tudo o que está ao alcance das policias está sendo feito”, reforça Barbosa, ressaltando a solidariedade dos profissionais da pasta que estão totalmente empenhados em colaborar para minimizar a dor dos envolvidos na tragédia.

Sobre Carlos Augusto 9655 Artigos
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Ex-aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB).