Hospital Jorge Novis inicia cirurgias do Mutirão em Lauro de Freitas

Equipe médica do Hospital Jorge Novis inicia cirurgias do Mutirão.Equipe médica do Hospital Jorge Novis inicia cirurgias do Mutirão.
Equipe médica do Hospital Jorge Novis inicia cirurgias do Mutirão.

Equipe médica do Hospital Jorge Novis inicia cirurgias do Mutirão.

Moradora de Portão, Elisabete Santos foi a primeira paciente atendida pelo Mutirão de Cirurgias, iniciado nesta quarta-feira (09/08/2017), no Hospital Dia Jorge Novis. Há quatro anos a dona de casa descobriu que precisava retirar o útero, mas só conseguiu marcar a histerectomia agora, no Mutirão. “Estou muito satisfeita com o atendimento. Fui bem recebida por todos os funcionários com sorriso no rosto. Obrigada ao governador Rui Costa e à prefeita Moema Gramacho, que voltou para cuidar da nossa saúde”.

O Mutirão de Cirurgias, programa do governo do Estado realizado em Lauro de Freitas em parceria com a Prefeitura, já está com 383 procedimentos agendados das 594 consultas realizadas na triagem da semana passada. Nos dias 24 e 25 será feita uma repescagem para novos procedimentos. A expectativa é que mais 300 cirurgias sejam agendadas nessa nova etapa.

A prefeita Moema Gramacho, que acompanha pessoalmente todo o processo desde a fase de triagem, percorreu as instalações do hospital antes do início das cirurgias,  e conversou com pacientes e acompanhantes que aguardavam na enfermaria. “Estou muito feliz em ver a organização, a equipe técnica é da mais alta qualidade. O Hospital Municipal está oferecendo todo suporte necessário. Tem tudo pra sem um mutirão de sucesso”.

Neste primeiro dia do mutirão foram realizadas 20 cirurgias. Essa será a média de procedimentos por dia. Além de histerectomia, estão sendo feitas cirurgias de hérnia e vesícula “Vamos zerar o déficit desse tipo de cirurgias no município e na região metropolitana. Pessoas de outros municípios procuraram nosso mutirão e temos o maior prazer em recebê-los e atendê-los”, destacou a prefeita.

Após os procedimentos os pacientes recebem um kit com os medicamentos prescritos para o pós-operatório; e para os moradores de Lauro de Freitas há um carro disponível para levá-los para casa. Com a inscrição “Tou voltando”, o veículo vai garantir conforto e segurança no deslocamento do paciente operado.

Para o secretário de Saúde Erasmo Moura, esse é um momento de felicidade. Médico atuante na área há cerca de 30 anos no município, classificou o momento como um sonho realizado. “A sensação é de dever cumprido. Essa parceria da Prefeitura com o Governo está proporcionando a oferta de serviços que sabemos que são difíceis para a população.”

Cirurgião geral do programa, Daniel May destacou a qualidade da estrutura oferecida pelo mutirão que não está inferior em nenhum aspecto à rede privada. “Me sinto honrado em poder fazer parte de um programa que beneficia pessoas que geralmente estão há muito tempo aguardando por um procedimento”. A cirurgia de vesícula será realizada por videolaparoscopia, método que não é disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde e que na rede privada custa em média dez mil reais.

Quem passou pela triagem e estava com alguma pendência nos exames vai ter a oportunidade de retornar para consulta e ser contemplado pela ação. O mutirão é destinado a realização de cirurgias eletivas que não demandem unidade de tratamento intensivo. Durante a triagem algumas pessoas que apresentaram necessidades específicas fora do perfil do mutirão foram encaminhadas para o Hospital da Mulher.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]