Governo Rui Costa implanta frota de ônibus circular no CAB, em Salvador; veículos dispõem de ar-condicionado e wi-fi

Linha circular de ônibus do Sistema Metroviário Salvador – Lauro de Freitas.

Linha circular de ônibus do Sistema Metroviário Salvador – Lauro de Freitas.

Nesta terça-feira (22/08/2017), entram em operação novos ônibus com ar-condicionado e internet gratuita entre o metrô e o Centro Administrativo da Bahia (CAB). De segunda a sexta-feira, de forma ininterrupta, os coletivos vão conduzir servidores e cidadãos que acessam o centro administrativo pela Estação CAB e Estação Pituaçu.

“Os ônibus possuem serviço de telemetria e serviço interno de self TV, que é o monitoramento em tempo real de toda atividade que é executada dentro do ônibus, além de visual e pintura que garantem a identificação imediata do usuário na utilização do serviço”, explica o assessor da Superintendência de Patrimônio da Secretaria da Administração (Supat/Saeb), Alam Barros.

A internet wi-fi estará disponível para conexão pela rede GovBa, aberta a qualquer usuário. Os coletivos têm capacidade para 42 passageiros sentados, além de serem equipados com assentos preferenciais para idosos e elevador de acessibilidade para pessoas com deficiência.

Para garantir a qualidade do serviço, o Governo do Estado ofereceu uma capacitação nesta segunda-feira (21) aos motoristas que dirigem os circulares. A atividade foi realizada no auditório do Espaço Crescer, na sede da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).

Para fixar os pontos de parada, parte do treinamento aconteceu dentro de um dos novos ônibus, que agora têm as cores azul, vermelho e branco e a logomarca do Governo do Estado.  A partir desta terça (22), o embarque será obrigatoriamente pela porta dianteira para registro na catraca. O acesso permanece gratuito. Não é necessário apresentar cartão de transporte ou qualquer tipo de documentação.

“Todo treinamento é bem-vindo para esclarecimento. A gente está aqui para fazer um bom papel e ser um bom colaborador”, afirmou o motorista Paulo Orge, que já trabalha no transporte complementar desde o mês de maio.

Já o motorista Alexandre Ribeiro quer compartilhar o aprendizado com os passageiros. “Pretendo me colocar no lugar do próximo e pedir aos companheiros e às pessoas que estão conosco no dia a dia que colaborem, ajudem e falem o que for da necessidade, para que nós possamos prestar um serviço de qualidade a essas pessoas”, destacou.

Roteiros

O serviço será prestado por quatro ônibus, das 6h às 19h, percorrendo simultaneamente os 26 pontos de transporte público já existentes no CAB, que atendem às secretarias estaduais e prédios públicos. A previsão é que os ônibus passem a cada cinco minutos nas paradas – a volta completa contabiliza 25 minutos.

Os ônibus farão dois roteiros diferentes. O primeiro tem saída no Colégio Estadual Bolivar Santana, ao lado da Estação CAB, em direção à sede da Embasa, nas proximidades da Estação Pituaçu. O segundo roteiro segue o caminho contrário. A coordenação e fiscalização do serviço serão feitas pela Coordenação do Centro Administrativo da Bahia (CCAB), órgão ligado à Saeb.

Compartilhe e Comente

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Facebook do JGB

Manchete

Colunistas e Artigos

+ Publicações >>>>>>>>>

Sobre o autor

Carlos Augusto
Carlos Augusto Oliveira da Silva (Carlos Augusto) é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF). Atua como jornalista e cientista social. Telefone: (75)98242-8000 | E-mail: [email protected]