Governador Rui Costa faz recadastramento biométrico em inauguração de posto do TRE na Estação Pirajá do metrô de Salvador

Rui Costa faz recadastramento biométrico em inauguração de posto do TRE-BA na Estação Pirajá do metrô.
Rui Costa faz recadastramento biométrico em inauguração de posto do TRE-BA na Estação Pirajá do metrô.
Desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano e o governador Rui Costa dos Santos participam da inauguração do posto de recadastramento biométrico eleitoral na Estação de Metrô Pirajá, em Salvador.
Desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano e o governador Rui Costa dos Santos participam da inauguração do posto de recadastramento biométrico eleitoral na Estação de Metrô Pirajá, em Salvador.

O eleitor que ainda não realizou o recadastramento biométrico para poder votar nas eleições de 2018 agora não tem mais desculpas para adiar o procedimento. Mais um posto avançado da Justiça Eleitoral passou a operar em Salvador para facilitar a vida de quem tem uma rotina agitada. A nova unidade foi inaugurada, na manhã desta segunda-feira (21/08/2017), na Estação Pirajá do metrô, em Salvador, ponto estratégico por onde passam diariamente 24 mil  passageiros. A cerimônia de abertura do espaço contou com a presença do governador Rui Costa, do presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano, e do presidente da Companhia de Concessões Rodoviárias (CCR Metrô Bahia), Luís Valença.

Rui Costa aproveitou a oportunidade para exercer seu dever de cidadão. Foi uma das autoridades a realizar o recadastramento, que levou poucos minutos. Na ocasião, ele elogiou a iniciativa do TRE-BA, afirmou que o Estado vai continuar apoiando e anunciou a disponibilização de  mais três pontos adicionais no metrô – nas estações Rodoviária, Brotas e Mussurunga, que devem estar funcionando até os primeiros dias de outubro -, além da Rede SAC e de unidades regionais da Administração do Estado.

“Acho importante a iniciativa do TRE-BA porque é o fortalecimento da democracia. Não tem nada pior do que o cidadão chegar na sua zona eleitoral, no dia da eleição, para votar e perceber que alguém já votou por ele. Então, a  Justiça Eleitoral está de parabéns por dar mais um passo na modernização da eleição. O Brasil já é destaque internacional  por fazer um processo rápido de apuração, um processo transparente. Mas eu diria que um único ponto que faltava era garantir de fato que, quem está votando é a própria pessoa, e o recadastramento biométrico permite isso. Mas é importante que o cidadão se mobilize, compareça. Ao passar pelo metrô, por exemplo, aproveita para realizar o recadastramento, não deixando para última hora, evitando as grande filas”, disse Rui..

Com dez guichês, a nova unidade possui capacidade para 250 atendimentos diários, o equivalente a  1.250 vagas por semana.  Diferente dos outros 20 postos que já operam na capital baiana com atendimento ocorrerá mediante agendamento no site do TRE-BA, o novo espaço vai atender mediante a distribuição de senhas. O posto instalado na Estação Pirajá do Metrô funcionará de segunda a sexta-feira, sempre das 7 às 16h.

Antes de comparecer à nova unidade é importante ter certeza de que não há débitos com a Justiça Eleitoral. Para fazer a consulta, basta acessar o site do TRE-BA (www.tre-ba.jus.br). A situação do eleitor pode ser checada por meio do seguinte passo a passo: menu principal, eleitor e débito do eleitor. Em caso de pendência, a multa deve ser paga previamente e o comprovante de pagamento apresentado na hora do atendimento no posto de recadastramento biométrico.

Prazo é até 31 de janeiro de 2018

Quem ainda está pendente deve ficar atento, pois o prazo para o recadastramento biométrico vai até o dia 31 de janeiro de 2018. Quem perder o prazo terá o título de eleitor cancelado e, consequentemente a perda de alguns benefícios – a exemplo do Bolsa Família e da participação em concursos públicos.  A gestão operacional da unidade será de responsabilidade da Secretaria de Administração do Estado (Saeb), por meio do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC). O novo posto ocupa um espaço de aproximadamente 53 metros quadrados, e conta com itens de acessibilidade para a população. O SAC disponibiliza 14 funcionários da rede para o novo posto. Ao todo, R$ 100 mil foram investidos em mobiliário e adequação do espaço.

O projeto é resultado de parceria do TRE-BA, Saeb, Secretaria da Fazenda do Estado Bahia (Sefaz), Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb) e da CCR Metrô Bahia. Além da nova unidade, o eleitor de Salvador conta também com os postos localizados na Central de Atendimento ao Público e cartórios eleitorais (no Centro Administrativo); nas unidades do SAC (Barra, Cajazeiras, Comércio e Periperi); e nos postos avançados instalados na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), na Sefaz, no Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), no Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT5-BA), fórum do Comércio, e também no Outlet Center, localizado no bairro do Uruguai.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141147 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.