Festival de Teatro de Alagoinhas chega a segunda edição com programação festiva

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
Cena do espetáculo 'Impostor'.
Cena do espetáculo 'Impostor'.
Cena do espetáculo 'Impostor'.
Cena do espetáculo ‘Impostor’.

Em 1986, Caetano Veloso escreve as seguintes frase: “Gente que pôde inverter/ Para sempre o sentido/ Da palavra “merda” / Merda! Merda pra você!/ Desejo/ Merda!”. O interprete e compositor utiliza a polissemia para dar a palavra um novo signo. “Merda” passa a significar sucesso e felicidade.

Se o teatro tem a capacidade de transformar e tocar o outro, o Festival de Teatro de Alagoinhas – FESTA chega a sua segunda edição em 2017 com o tema “Arte em Festa no Seu Interior”, com um programa que celebra o coletivo através do indivíduo, com grupos teatrais do Brasil e África.

O espetáculo O Que de Você Ficou em Mim, d’A Outra Companhia de Teatro, será a primeira montagem a se apresentar pelo festival no dia 16 de agosto, Teatro da Praça do Céu, abrindo todos os caminhos para a grande festividade teatral, com entrada franca. A peça conta com dois alagoinhenses na sua composição, os atores Anderson Danttas e Luiz Antônio Sena Jr..

O documento cênico-biográfico O Que de Você Ficou em Mim, que tem a direção e dramaturgia compartilhada por Thiago Romero (do grupo Teatro da Queda) e Luiz Antônio Sena Jr. (A Outra Companhia de Teatro), revira o baú de memórias da companhia, o que mudou e o que ficou na biografia dos atores que hoje compõem o grupo.

Misturando verdade e ficção, a obra reflete sobre o sonho de ser artista, anseios e angústias, prazeres e alegrias que cercam a escolha desse ofício. De acordo com Anderson Danttas, integrante da companhia, “o espetáculo propõe uma reflexão sobre o fazer artístico, as motivações, os conflitos sociais e familiares que envolvem a decisão de ser artista”.

Festival

Outros oito solos serão encenados no Centro Cultural de Alagoinhas. O FESTA vai ocorrer de 16 a 27 de agosto, com ingressos populares no valor de R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia).

No dia 17 de agosto, é a vez do solo africano Nos Tempos de Gungunhana, com ator moçambicano Klemente Tsamba, baseada na tradição oral dos contadores de histórias africanos. É um conjunto de histórias dentro de uma história – a vida do célebre rei tribal moçambicano Gungunhana, que parte de um tempo histórico e de uma cultura particular para depois seguir numa viagem universalista e sem fronteiras.

Com reconhecimento nacional, circulando o Brasil pelo Palco Giratório do Sesc 2015, o Núcleo Afro Brasileiro de Alagoinhas – NATA leva para o FESTA o projeto Natas em Solos – Seis Olhares Sobre o Mundo. Serão apresentados os solos Iyá Ilu (com Sanara Rocha, 18 de agosto), Mundaréu (Thiago Romero, 19 de agosto), Impopstor (Daniel Arcades,, 20 de agosto), Gbagbe (Nando Zâmbia, 24 de agosto), As Balas que Não Dei ao Meu Filho (Antônio Marcelo, 26 de agosto) e Rosas Negras (Fabiola Nansurê, 27 de agosto).

Para fechar a grade de espetáculos, sucesso na websérie As Frases de Mainha, o ator Sulivã Bispo leva sua irreverência para o FESTA, no dia 25 de agosto, com o solo Kaiala. A peça narra a história de uma menina de 10 anos, iniciada no candomblé de tradição angola, que foi assassinada em um ato de intolerância religiosa, quando seu terreiro foi invadido por um grupo de evangélicos que quer pôr fim aos cultos de matriz africana.

Festival

Idealizado pelos artistas alagoinhenses Nando Zâmbia e Ely Batista, o FESTA conclama a população a festejar a arte e deixar o interior falar. “Alagoinhas já foi um polo da arte no interior da Bahia e queremos reativar o círculo cultural da nossa cidade, com espetáculos que levam a reflexão social. Essa festividade reunirá grupos e espetáculos do Brasil e da África”, descreve Zâmbia.

Programação

16/08/2017 – O Que de Você Ficou em Mim

17/08 – Nos Tempos de Gungunhana

18/08 – Yiá Ilú

19/08 – Mundaréu

20/08 – Impopstor

24/08 – Gbagbe

25/08 – Kaiala

26/08 – As Balas que não dei ao meu filho

27/08 – Rosas Negras

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 123333 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.