Feira de Santana: Unidade de Saúde da Família do distrito da Matinha é palco para samba de roda

USF do povoado de Alecrim Miúdo promove samba de roda.
USF do povoado de Alecrim Miúdo promove samba de roda.
USF do povoado de Alecrim Miúdo promove samba de roda.
USF do povoado de Alecrim Miúdo promove samba de roda.

Música, dança e muita animação. O som da cuíca e dos pandeiros foi atraindo os moradores do povoado de Alecrim Miúdo, no distrito da Matinha, até a Unidade de Saúde da Família (USF), onde estava ocorrendo uma comemoração em referência ao Dia dos Pais.

Uma tarde considerada diferente para Martins da Rosa, 58 anos, usuário da USF. Ele faz parte do grupo de homens da unidade e foi um dos idealizadores do evento, que ocorreu na última sexta-feira (18/08/2017). Com a cuíca na mão e muita energia afirma que há 20 anos participa do grupo de samba de roda da comunidade. “Faz parte de nossa cultura. Estamos todos sambando, é algo que eu gosto muito”, contou.

Idosos, adultos e crianças se misturaram ao som da banda Quixabeira da Matinha, que também marcou presença no local. O evento visa resgatar a cultura local, mostrando a dança como atividade física que promove a saúde, ajudando a prevenir doenças e o controle da pressão arterial.

“A gente vivencia a cultura local e traz esses pacientes para o nosso convívio, fica mais fácil o diálogo com a comunidade, para mostrá-los na prática que a unidade de saúde promove além da qualidade de vida, o respeito às diferenças e a cultura de cada comunidade”, disse a enfermeira Thaís Quintela.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 120546 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.