Feira de Santana: árvore ‘Chorona’ é a maior da avenida Getúlio Vargas

Árvore ‘Chorona’, localizada no final da avenida Getúlio Vargas, em Feira de Santana.

Árvore ‘Chorona’, localizada no final da avenida Getúlio Vargas, em Feira de Santana.

Aos 14 anos, uma árvore da espécie samânia, também conhecida como ‘chorona’, se destaca no final da Getúlio Vargas pela altura, perímetro do tronco e sua copa. É, seguramente, a maior e uma das árvores mais bonitas de toda a avenida.

A chorona tem cerca de 15 metros de altura – crescimento médio de um metro por ano, cerca de três metros de circunferência e uma área sombreada que cobre mais da metade de ambas as pistas de rolamento da avenida.

O diretor do Departamento de Áreas Verdes, Deodato Peixinho, disse que a árvore foi plantada para substituir outra da espécie sabiá, que estava definhando devido a uma praga de erva de passarinho, quando do lançamento do Projeto Ponto Verde.

À época foram plantadas outras cinco choronas, que também estão crescendo ao longo da avenida e que dentro de pouco tempo se destacarão entre os flamboyants, um dos marcos da vegetação da Getúlio Vargas.

O projeto, ao longo dos anos, plantou milhares de novas árvores em ruas e avenidas de Feira de Santana e distribuiu outra quantidade do ‘kit Ponto Verde’, que é uma árvore pedida por cidadãos ao DAV, onde recebem orientação técnica de como plantar e cuidar da árvore.

Redes sociais do JGB

Compartilhe e Comente

Publicidade

Publicidade

Manchete

Colunistas e Artigos

+ Publicações >>>>>>>>>

Sobre o autor

Redação

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]