Ex-presidente Lula reúne em Feira de Santana deputados, prefeitos e lideranças, e conclama políticos a “cobrar do governo federal o que a população exige”; governador Rui Costa participou do encontro

Governador Rui Costa e ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva participam de reunião, em Feira de Santana, com deputados, prefeitos e lideranças.

Governador Rui Costa e ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva participam de reunião, em Feira de Santana, com deputados, prefeitos e lideranças.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou na manhã deste sábado (19/08/2017) de encontro, em Feira de Santana, com o governador da Bahia, Rui Costa (PT), secretário estadual Jaques Wagner, deputados, prefeitos e lideranças. Durante a reunião, Lula ressaltou que os municípios vivem um momento de exclusão do Orçamento da União e cobrou dos prefeitos que exijam do governo federal atenção às demandas da população. “Nenhum prefeito pode desanimar. Vocês precisam brigar mais e exigir que o governo federal dê aos prefeitos o que o povo exige”, afirmou.

O ex-presidente lembrou iniciativas do seu governo, como a criação do Ministério das Cidades, que fortaleceu a estrutura de financiamento dos municípios. “Fui em todas as marchas dos prefeitos durante meus governos. Não adianta achar que o país está bom se o município não paga professor, não paga 13°, não consegue nem pagar a merenda das crianças”, ponderou.

“Quando propusemos o Minha Casa Minha Vida, em março de 2009, achavam que eu estava louco por propor um milhão de casas. Um ano depois, em 2010, o Minha Casa Minha Vida chegava ao contrato de número 1 milhão. E Dilma foi além desse número”, citou o ex-presidente, ao elencar uma série de medidas dos governos petistas em defesa dos municípios.

Lula também saudou Rui Costa pela relação do governador com as cidades baianas. “Quero parabenizar o governador Rui Costa pelo trabalho extraordinário que ele está fazendo pelo Estado da Bahia. O Jaques Wagner foi o único governador que visitou todas os municípios da Bahia e o Rui caminha para ser o segundo”, afirmou.

Em defesa da Bahia

Acompanhando o ex-presidente Lula no encontro político com prefeitos e lideranças, o governador Rui Costa denunciou, mais uma vez, as ações persecutórias do governador Temer, apoiadas pela troica do Golpe Parlamentar de 2016 — ACM Neto (DEM), prefeito; Antônio Imbassahy (PSDB), ministro; e Geddel Vieira Lima (PMDB), ex-ministro — cujo resultado imediato é o bloqueio de recursos federais para o estado, em prejuízo da população baiana.

Na sequência, Rui Costa destacou o exemplo de Lula, na presidência da República, que ao promover ações e programas prestigiava governos de forma indistinta, porque a finalidade era beneficiar a população.  O governador conclamou que políticos e lideranças se unam em defesa dos interesses do povo baiano e contra as arbitrariedades do governo Temer.

Lula pelo Brasil

O evento ocorreu no município de Feira de Santana. A Bahia é o primeiro estado da viagem. No domingo (20), o ex-presidente Lula chega ao Sergipe com a caravana Lula Pelo Brasil. A etapa do Nordeste será encerrada em 5 de setembro, no Maranhão.

Compartilhe e Comente

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Facebook do JGB

Manchete

Colunistas e Artigos

+ Publicações >>>>>>>>>

Sobre o autor

Carlos Augusto
Carlos Augusto Oliveira da Silva (Carlos Augusto) é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF). Atua como jornalista e cientista social. Telefone: (75)98242-8000 | E-mail: [email protected]