Edição 2017 do FILTEBAHIA ocupa palcos de Salvador e Ilhéus com apoio do Fundo de Cultura

Cena do espetáculo 'O Galo'.
Cena do espetáculo 'O Galo'.
Cena do espetáculo 'O Galo'.
Cena do espetáculo ‘O Galo’.

Espaços teatrais de Salvador e Ilhéus recebem o Festival Latino-Americano de Teatro da Bahia – FilteBahia 2017, que celebra seus dez anos. Organizado pelo Coletivo Oco Teatro Laboratório, o festival promove a  apresentação de espetáculos de artes cênicas da Argentina, Chile, Uruguai, Colômbia, Bolívia e do Brasil sendo Ceará, São Paulo e Bahia, além de performances, laboratórios-oficina e residências. O evento ocorre de 28 de agosto a 06 de setembro de 2017, com apoio financeiro do Fundo de Cultura, através do edital de eventos calendarizados, coordenado pelas secretarias da Fazenda e de Cultura do Estado da Bahia.

Os espaços que recebem o festival em Salvador são Passeio Público, Teatro Castro Alves (foyer e sala principal), Teatro Vila Velha, Teatro Gregório de Mattos, Martim Gonçalves, Molière, Xisto Bahia, Centro Cultural Plataforma e Espaço Cultural Barroquinha. Em Ilhéus, será na Tenda Popular de Ilhéus.  Os ingressos serão vendidos a preços populares, com valores de R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia).

O FilteBahia 2017 realiza também laboratórios-oficina e residências, o VI Colóquio Internacional Cênico da Bahia, em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Ufba-PPGAC e o O NORTEA- Núcleo de Laboratórios Teatrais do Nordeste, a IV Plataforma Internacional Cênica da Bahia e  Os Encontros Dramaturgias, organizado pelo Oco Teatro Laboratório, com a produção e realização da Carranca Produções Artísticas e Aude Produções.

Agenda

28 de agosto a 01 de setembro de 2017 – O VI Colóquio Internacional Cênico da Bahia, em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Ufba-PPGAC, traz pesquisadores de vários países e os coloca junto a pesquisadores nacionais e locais, para debater o tema “O Treinamento do Ator”, através de palestras, bate-papos e desmontagens de processos artísticos.

01 a 03 de setembro – No Xisto Bahia e no Teatro Vila Velha no NORTEA- Núcleo de Laboratórios Teatrais do Nordeste grupos e coletivos de criadores se juntam para compartilhar uma residência conduzida por criadores/pesquisadores convidados.

02 a 06 de setembro – A IV Plataforma Internacional Cênica da Bahia, fará uma mostra de produções locais para programadores de festivais nacionais e internacionais.

Os Encontros Dramaturgias acontecem no dia 03 de setembro com destacados dramaturgos nacionais e internacionais como Santiago Sanguinetti-Uruguai, Luciano Maza-São Paulo, Santiago Serrano-Argentina, Gil Vicente Tavares-Bahia.

Recursos financeiros

Fundo de Cultura do Estado da Bahia (FCBA) – Criado em 2005 para incentivar e estimular as produções artístico-culturais baianas, o Fundo de Cultura é gerido pelas Secretarias da Cultura e da Fazenda. O mecanismo custeia, total ou parcialmente, projetos estritamente culturais de iniciativa de pessoas físicas ou jurídicas de direito público ou privado. Os projetos financiados pelo Fundo de Cultura são, preferencialmente, aqueles que apesar da importância do seu significado, sejam de baixo apelo mercadológico, o que dificulta a obtenção de patrocínio junto à iniciativa privada. O FCBA está estruturado em 4 (quatro) linhas de apoio, modelo de referência para outros estados da federação: Ações Continuadas de Instituições Culturais sem fins lucrativos; Eventos Culturais Calendarizados; Mobilidade Artística e Cultural e Editais Setoriais. Para mais informações, acesse: www.cultura.ba.gov.br

Agenda

Data: de 28 de agosto a 06 de setembro de 2017

Locais: Passeio Público, Foyer do Teatro Castro Alves, palco principal do Teatro Castro Alves, Teatros Vila Velha, Teatros Gregório de Mattos, Martim Gonçalves, Molière, Xisto Bahia, Centro Cultural Plataforma e Espaço Cultural Barroquinha, em Salvador, na Tenda Popular de Ilhéus, em Ilhéus.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108211 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]