
Em nota encaminhada nesta quinta-feira (24/08/2017) ao Jornal Grande Bahia (JGB), a Associação dos Transportadores Marítimos da Bahia (ASTRAMAB) lamentou o naufrágio — ocorrido às 06:30 horas, na quinta-feira (24/08/2017) com a embarcação Cavalo Marinho I, de propriedade da empresa CL Transporte Marítimo, durante a travessia do Terminal de Vera Cruz, na Ilha de Itaparica, com destino ao Terminal Náutico, em Salvador, nas proximidades de Mar Grande, na Baía de Todos os Santos.
A ASTRAMAB informa que 120 passageiros embarcaram e que a capacidade da embarcação era de 160 pessoas. A entidade esclarece que em 50 anos de atividade nenhum acidente com morte tinha sido registrado, até a presente data, e que assim que tomou conhecimento do naufrágio mobilizou recursos com a finalidade de proceder o salvamento de tripulantes e passageiros.
Segundo a Marinha, 23 pessoas morreram no acidente e 90 foram resgatadas com vida.
Confira ‘Nota da ASTRAMAB sobre o acidente na travessia Salvador – Mar Grande’
A Associação dos Transportadores Marítimos da Bahia (ASTRAMAB) lamenta e presta a sua solidariedade às famílias das vítimas do acidente ocorrido na manhã desta quinta-feira (24), envolvendo a embarcação Cavalo Marinho I.
A embarcação, transportando oficialmente 120 pessoas, sendo quatro tripulantes, saiu às 6:30 horas do Terminal de Vera Cruz, na Ilha de Itaparica, com destino ao Terminal Náutico, em Salvador. O acidente ocorreu 10 minutos depois.
A capacidade de transporte da embarcação é de 160 passageiros. Portanto, maior que o número de usuários embarcados, de 120 pessoas.
Logo que tomou conhecimento do acidente, a ASTRAMAB, juntamente com os operadores da travessia Salvador-Mar Grande, mobilizou os serviços de atendimento médico, SAMU, Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil, entre outros.
Tendo em vista a informações desencontradas veiculadas na imprensa, a ASTRAMAB informa que toda a documentação da embarcação está completamente legal junto à Capitania dos Portos, autoridade marítima, inclusive com certificado de vistoria, conforme comprovam os documentos emitidos pela CP .
Com mais de 50 anos de operação, a travessia Salvador-Mar Grande nunca tinha registrado um acidente com vítima fatal, o que demonstra a segurança do serviço.
A ASTRAMAB informa ainda que no momento oportuno as autoridades envolvidas prestarão mais esclarecimentos sobre o acidente.
Jacinto Chagas
Presidente