Arte em grafite homenageia trabalhadores da 42ª Exposição Agropecuária de Feira de Santana

Um dos painéis produzidos pelo Grafiteiro Kbeça para a 42ª Expofeira.
Um dos painéis produzidos pelo Grafiteiro Kbeça para a 42ª Expofeira.
Um dos painéis produzidos pelo Grafiteiro Kbeça para a 42ª Expofeira.
Um dos painéis produzidos pelo Grafiteiro Kbeça para a 42ª Expofeira.

Uma nova série de painéis, feitas em grafite, está sendo produzida nas paredes de seis pavilhões do Parque de Exposição João Martins da Silva, para a 42ª Exposição Agropecuária de Feira de Santana, que acontece de 3 a 10 de setembro de 2017. O objetivo, este ano, é homenagear pessoas, instituições e os comerciantes anônimos que contribuíram para o engrandecimento da Expofeira, neste meio século de existência. No ano passado, os retratados foram os distritos – os painéis contaram parte das suas histórias.

A obra do grafiteiro Kbeça busca se assemelhar às imagens das xilogravuras que dão vida às capas dos livros de cordéis. Vão mostrar as participações de policiais, das baianas do acarajé, vaqueiros e tratadores dos animais, imagens de agricultores familiar, os redondeis onde são realizados os leilões, as barracas. “Esta linguagem que a gente está usando, a do cordel, se aproxima muito do universo da zona rural”, explica o artista plástico.

O conjunto de 16 painéis conta a participação deste pessoal que de alguma forma participou do engrandecimento e da história da Exposição Agropecuária de Feira de Santana, diz o secretário de Agricultura, Joedilson Freitas. “É uma singela homenagem, uma maneira de a gente reconhecer o valor do trabalho individual de cada um deles, que ao longo destas quatro décadas nos ajudaram a fazer a Expofeira”.

“O nosso desejo é que anualmente um setor que contribui para com a Expofeira, seja homenageado”, afirmou o secretário. “E através destes grafites as pessoas que nos visitam passarão a conhecer um pouco mais da nossa história”. Para que os trabalhos ganhem visibilidade, não será permitida a instalação de barracas na frente destes galpões. Os trabalhos contaram com a participação da iniciativa privada – a Matiz Tintas.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 109821 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]