SMTT de Feira de Santana reforça em 40 por cento a frota de ônibus para a 24ª Marcha para Jesus

Sistema Integrado de Transporte (SIT).
Sistema Integrado de Transporte (SIT).
Sistema Integrado de Transporte (SIT).
Sistema Integrado de Transporte (SIT).

Neste sábado (08/07/2017), a frota de ônibus de Feira de Santana será reforçada em até 40% visando atender a grande demanda de passageiros que utilizarem o Sistema Integrado de Transporte (SIT) durante a realização da 24ª edição da Marcha para Jesus, evento promovido pela Associação de Ministros Evangélicos da Bahia (AME-BA) e de Feira de Santana (AME-Feira) e Associação de Pastores Missionários (AMIP) com o apoio da Prefeitura Municipal de Feira de Santana (PMFS).

Segundo o secretário municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), capitão PM Saulo Figueiredo, 170 ônibus estarão à disposição da comunidade durante todo o sábado e circularão normalmente até zero hora (último “balão”), além de mais seis veículos das empresas Rosa e São João que ficarão estacionados no transbordo central para atender demanda excedente e/ou emergências nas linhas de transporte.

O secretário explica que a medida adotada pela gestão municipal visa facilitar o acesso ao transporte público a todos os participantes do evento religioso, além de garantir rapidez no retorno das pessoas para suas residências.

“Tivemos a preocupação em nos reunir com os organizadores do evento para saber quais são as necessidades. O trabalho é feito em conjunto”, pontua Saulo Figueiredo.

O embarque de passageiros será otimizado com a ampliação do número de catracas com sistema de bilhetagem eletrônica através do uso de dois micro-ônibus que ficarão estacionados junto às catracas do Terminal Central.

A medida foi acatada pelo secretário, na última quarta-feira (5), após sugestão da comissão organizadora da marcha que esteve representada durante a análise do percurso do evento pelo presidente da AME-Bahia, bispo Roque Hudson e pelo bispo Edson Melo, presidente da AME-Feira. A ação preparatória também teve a participação dos diretores de Transporte, Rodolfo Ferreira Júnior, e de Operações da Superintendência Municipal de Trânsito (SMT), Antônio César Lopes.

“Na reta final, checamos o trabalho de todas as secretarias envolvidas [neste caso SMTT e SMT] em um evento deste porte. Queremos evitar transtornos para que seja mais uma marcha abençoada e ordeira como tem ocorrido ao longo dos anos”, afirma o bispo Hudson.

Ainda, fiscais monitores da SMTT orientarão os passageiros em pontos provisórios de parada de ônibus com informações sobre linhas, itinerários e horários, principalmente no local de acesso ao transbordo.

Trânsito de Feira de Santana sofre alterações devido à Marcha para Jesus

O trânsito na rua Olímpio Vital vai sofrer alterações a partir das 5 horas da manhã de sábado (08/07/2017). As mudanças acontecem devido à realização da Marcha para Jesus, evento religioso que reúne milhares de evangélicos em Feira de Santana, e que acontece a partir das 14 horas. A concentração é em frente à igreja Batista Central, na avenida Getúlio Vargas.

De acordo com Maurício Carvalho, superintendente municipal de Trânsito, o tráfego de veículos estará suspenso nas seguintes artérias: cruzamentos das ruas Olímpio Vital com a Conselheiro Franco, Filinto bastos com Olímpio Vital, Manoel Matis com a rua Natal, avenida Canal com rua Olímpio Vital, rua Vereador Demóclito Soares com rua Natal e rua Porto com rua Olímpio Vital.

O efetivo da SMT será de 40 agentes. “Teremos oito viaturas de quatro rodas, durante o dia, e seis à noite, além de dez motocicletas, e sete agentes a pé transitando ao longo do percurso da marcha”, explica Maurício Carvalho.

A Guarda Municipal também estará atuando no evento. Conforme Ailton de Almeida, comandante da GM, serão 40 agentes, distribuídos em pelotões com motos e automóveis. “Vamos atuar garantindo a segurança dos participantes e também fazendo com que a lei municipal que impede comercialização de bebida alcoólica, principalmente onde fica o palco, seja cumprida”, destaca.

Já a Defesa Civil estará vistoriando a estrutura montada para o evento, que vai do palco para apresentação das atrações Irmão Lázaro e Aline Barros, às barracas e camarins. “Não permitiremos uso de gás de cozinha nas barracas – a menos que haja autorização prévia -, e também uso de espetinhos no churrasco”, acentua Pedro Américo, coordenador do órgão.

70 mil pessoas

A estrutura para a Marcha é garantida pela Prefeitura, através das secretarias municipais de Cultura, Esporte e Lazer (Secel); Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico (Settdec); Prevenção à Violência (Seprev), Superintendência Municipal de Transito (SMT), Guarda Municipal, dentre outros órgãos. O evento é promovido pela AME (Associação de Ministros Evangélicos) e AMIP (Associação de Pastores Missionários).

De acordo com o bispo Roque Hudson, um dos organizadores do evento, a expectativa é de um público de cerca de 70 mil pessoas. “Certamente teremos mais um belo evento com paz e alegria em todo o percurso e com expectativa de 70 mil pessoas em função também das grandes atrações, como Irmão Lázaro e Aline Barros”, salienta.

Confira as ruas e avenidas do Centro de Feira de Santana que serão interditadas neste sábado

Neste sábado (08/07/2017), a partir das 14 horas, o trânsito terá alterações na avenida Getúlio Vargas, ruas adjacentes e no prolongamento pela rua Dr. Olímpio Vital durante a realização da 24ª Marcha para Jesus.

O tráfego será modificado temporariamente em apenas um trecho de 4 km da Getúlio, onde estimativa prevê a presença de mais de 70 mil pessoas. O bloqueio será feito com barreiras móveis compostas por viaturas quatro rodas e motocicletas, bem como agentes de trânsito que orientarão condutores e pedestres nos respectivos acessos:

– Avenida Santo Antônio;

– Rua Felinto Marques de Cerqueira;

– Avenida João Durval Carneiro;

– Ruas Governador Juraci Magalhães;

– Professor Fernando São Paulo;

– Avenida Maria Quitéria (proximidades do Feira Palace Hotel);

– Ruas do Equador;

– Aristides Novis;

– Comandante Almiro;

– Barão do Rio Branco;

– Castro Alves, Barão de Cotegipe;

– Avenidas Visconde do Rio Branco e Senhor dos Passos.

Segundo o superintendente Municipal de Trânsito, Maurício Carvalho, o percurso final do evento em direção ao palco instalado na Rua Dr. Olímpio Vital – em frente ao Terminal Central de Transbordo onde serão realizados shows com música gospel – será totalmente bloqueado por cones e barreiras com viaturas da SMT nos seguintes acessos:

– Rua Conselheiro Franco;

– Rua Desembargador Felinto Bastos;

– Rua Porto Velho;

– Rua Manuel Mathias até o final na Avenida Canal.

“O isolamento é necessário para evitar transtornos no trajeto e a real necessidade de ordenar e preservar a segurança em um evento que concentra grande quantidade de pessoas”, explica Carvalho.

O superintende informa ainda que 30 agentes de trânsito, oito viaturas quatro rodas e 12 viaturas motocicletas, além de dispositivos de sinalização, cones de 71 cm e barreiras móveis garantirão o completo ordenamento do tráfego ao longo do trajeto.

 

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 109927 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]