Secretaria da Educação cadastra grafiteiros para intervenções artísticas nas escolas estaduais da Bahia

Lançamento do Projeto Grafitaê no Colegio Helena Matheus.
Lançamento do Projeto Grafitaê no Colegio Helena Matheus.
Lançamento do Projeto Grafitaê no Colegio Helena Matheus.
Lançamento do Projeto Grafitaê no Colegio Helena Matheus.

A Secretaria da Educação do Estado está realizando, até o dia (25/07/2017), o cadastramento de grafiteiros para participarem do projeto de arte-educação #Grafitaê: escola conta e pinta sua história. Por meio do projeto, os estudantes realizam intervenções artísticas no ambiente escolar, dialogando com a cultura urbana, a exemplo do grafite, com a discussão de temas transversais e relacionados ao universo jovem.

O #Grafitaê já passou por unidades como o Colégio Estadual Helena Matheus, no bairro de São Cristóvão, Escola Integral Severino Vieira, no bairro de Nazaré e Colégio Estadual Leda Jesuíno, localizado no bairro Engenho Velho de Brotas, em Salvador, sempre com a participação e orientação de grafiteiros.

A proposta é que a ação chegue a 270 unidades escolares da rede estadual neste ano. Para tanto, o cadastramento auxiliará os diretores escolares no mapeamento e contato dos grafiteiros em todos os 27 Núcleos Territoriais de Educação do Estado. Para se cadastrar é preciso dominar as técnicas do grafite e se habilitar preenchendo o formulário disponível no Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br).

Mais sobre #Grafitaê – Lançado no dia 10 de maio, pela Secretaria da Educação do Estado, o #Grafitaê está colorindo as escolas da rede da capital e do interior. Tendo o grafite como principal ferramenta de expressão visual, a iniciativa aborda a temática de forma lúdica, criativa e educativa, envolvendo e desafiando os alunos a participarem de atividades diversas, como rodas de conversas e oficinas de hip-hop, rap, breakdance e grafite, por meio das quais eles produzirão conteúdos pedagógicos.

A ideia é que, através da liberdade de expressão, da criatividade, da interação coletiva e do grafite, os estudantes desenvolvam o sentimento de pertencimento e de identidade. Desta forma, o projeto contribui para valorizar a cultura urbana, fazendo com que o grafite revele a história de vida dos estudantes e da comunidade nos ambientes escolares.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108139 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: e[email protected]