

Em nota, divulgada neste domingo 02/07/2017), data em que é comemorada a independência da Bahia, o deputado Robinson Almeida (PT/BA) criticou severamente o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), por prática que viola as liberdades individuais.
— O hino do 2 de Julho é uma ode à liberdade. Na sua estrofe mais eloquente afirma: com tiranos não combinam brasileiros corações. Parece que o prefeito ACM Neto não conhece o hino oficial da Bahia ao emitir ordem autoritária por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Município de Salvador, proibindo os moradores dos bairros por onde passa o desfile nesse domingo de se manifestar com faixas e cartazes em suas residências. — Afirmou Robinson Almeida.
A atitude do prefeito foi qualificada pelo parlamentar como uma violação a histórica de luta e liberdade do povo baiano.
— Um acinte a luta da independência da Bahia, que teve o objetivo central de conquistar a liberdade para o povo brasileiro. Além de desrespeitoso com nossa história, a determinação do prefeito é ilegal. A constituição da república garante o amplo direito de expressão. O que teme Neto com os dizeres em faixas e cartazes colocadas pelos moradores em suas próprias casas? Certamente o povo não aceitará essa ilegal proibição, assim como não aceita que o nome do nosso aeroporto não seja 2 de Julho. — Declarou Robinson Almeida.