Salvador recebe primeira mostra especial do CachoeiraDoc

Cena do filme 'O Retrato de Carmem D'.
Cena do filme 'O Retrato de Carmem D'.
Cena do filme 'O Retrato de Carmem D'.
Cena do filme ‘O Retrato de Carmem D’.

O CachoeiraDoc – Festival de Documentários de Cachoeira realiza, pela primeira vez em Salvador, a mostra ‘CachoeiraDoc em Movimento’, que acontece entre os dias 2 e 6 de agosto de 2017, na Caixa Cultural. O festival, realizado há oito anos na cidade de Cachoeira (BA), é um dos mais importantes do país sobre o gênero documentário.

A programação conta com exibição de filmes e debates. No total, serão exibidos 27 documentários, entre curtas, médias e longas-metragens, divididos em dez programas, como os premiados Vozerio (Rio de Janeiro, 2015, 98 min.), de Vladimir Seixas, e Orestes (São Paulo, 2015, 93 min.), de Rodrigo Siqueira, ambos inéditos na capital baiana. As sessões acontecem de 2 a 5 de agosto.

Já as mesas-redondas serão realizadas no domingo, dia 6. Às 9:30 horas, a mesa ‘Com Mulheres’ vai debater os caminhos da curadoria e a urgência das perspectivas das mulheres no cinema, e conta com a presença de três realizadoras e coordenadoras de festivais de cinema no Brasil: Amaranta Cesar (CachoeiraDoc), Carla Maia (Forumdoc.bh) e Lis Kogan (Semana dos Realizadores).

A partir das 15 horas acontece a mesa ‘Coletivos audiovisuais: política, estética e economia’, que discute o fazer audiovisual em coletivos. Participam do debate, mediado pelo CUAL (Coletivo Urgente de Audiovisual), o Coletivo Nigéria (CE), Irmandade dos Atores da Pândega (MG), Coletivo Gaiolas (BA) e Rosza Filmes (BA).

“Na origem do CachoeiraDoc está o deslocamento: o desejo de provocá-lo e a crença na sua potência. Antes de tudo, queríamos operar um desvio nas rotas tradicionais dos documentários, especialmente os brasileiros, para fazê-los chegar na Bahia”, explica Amaranta Cesar, uma das coordenadoras da mostra.

A programação completa pode ser conferida no site www.cachoeiradoc.com.br/movimento.

As sessões têm classificação indicativa de 12 anos, são inteiramente gratuitas e contam com o patrocínio da CAIXA e Governo Federal. O estacionamento é gratuito nos dias 4 de agosto, entre 18 e 22 horas, no dia 5, entre 14 e 22 horas, e dia 6, entre 9 e 18 horas.

Agenda

O quê: CachoeiraDoc em Movimento

Quando: De 2 e 6 de agosto de 2017

Onde: Caixa Cultural (Rua Carlos Gomes, 57, Centro) | Salvador

Classificação indicativa: 12 anos

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 110959 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]