Salvador: Diagnóstico da economia brasileira é tema de conferência e lançamento de livro no IGHB

Engenheiro e professor Fernando Alcoforado.
Engenheiro e professor Fernando Alcoforado.

Um diagnóstico da economia brasileira e as perspectivas para o futuro do país estarão em pauta nesta segunda 24 de julho de 2017, a partir das 17 horas, durante a conferência e lançamento do livro do engenheiro e professor Fernando Alcoforado (A invenção de um novo Brasil – Ed. CRV), que acontece no Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (Piedade).

Em encontro aberto ao público, o conferencista irá oferecer respostas para a questão do crescimento e do desenvolvimento econômico e social nas condições atuais do Brasil, levando em conta: 1) a evolução da economia brasileira ao longo da história e, em especial, no período recente; 2) a identificação dos principais fatores responsáveis pela crise atual da economia brasileira; e 3) a proposição de modelos de desenvolvimento que permitam promover o progresso político, econômico e social do País a curto, médio e longo prazo, assegurar sua soberania na quadra atual de globalização e elevar os níveis de emprego e renda de sua população.

No livro é mostrado, em síntese, como o Brasil poderá alcançar elevados níveis de desenvolvimento econômico e social. A metodologia utilizada na elaboração consistiu na análise da literatura existente sobre a história econômica do Brasil e sobre a experiência de desenvolvimento econômico e social bem sucedida em vários países do mundo com base na qual foram identificados os modelos mais apropriados para promover o desenvolvimento do Brasil a curto, médio e longo prazo.

A publicação contém os capítulos

Capítulo 1- Introdução; Capítulo 2- Os modelos econômicos adotados no Brasil em sua história; Capítulo 3- Vulnerabilidades econômicas, sociais e ambientais do Brasil durante os governos neoliberais de 1990 a 2014; Capítulo 4- O desastroso governo Dilma Rousseff ; Capítulo 5- O frágil governo Michel Temer; Capítulo 6- Síntese dos problemas econômicos, políticos e sociais do Brasil na era contemporânea e como superá-los; Capítulo 7- A invenção de um novo Brasil.

Fernando Alcoforado é Engenheiro, Professor Universitário, Doutor em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Regional, Consultor em Planejamento Estratégico, Planejamento de Sistemas Energéticos e Planejamento Regional e associado do IGHB.

Mais informações no site www.ighb.org.br ou na sede do Instituto: Avenida Joana Angélica, 43 – Piedade. O IGHB é uma das 15 instituições apoiadas pelo programa Ações Continuadas a Instituições Culturais, iniciativa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) através do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA).

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 106708 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]