Programa Saúde sem Fronteiras realizou mais de 30 mil mamografias entre abril e junho de 2017

Programa Saúde sem Fronteiras é implementado pela SESAB.
Programa Saúde sem Fronteiras é implementado pela SESAB.
Programa Saúde sem Fronteiras é implementado pela SESAB.
Programa Saúde sem Fronteiras é implementado pela SESAB.

Este ano, de abril a junho de 2017, 30.430 mil mulheres, na faixa etária de 50 a 69 anos, de 39 municípios da Bahia, realizaram exames de mamografia. Isto só foi possível com o programa itinerante Saúde sem Fronteiras Rastreamento do Câncer de Mama, da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab). O programa, retomado em 2015, já realizou até hoje 191.872 mamografias, atendendo mulheres de 155 municípios.

De acordo com o secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, esses números são excelentes e mostram que o programa está sendo efetivo e as mulheres estão buscando se cuidar mais. “O câncer de mama, quando detectado e tratado precocemente tem mais de 90% de chance de cura, por isso a importância da realização da mamografia”, explica Vilas-Boas.

O atendimento no Saúde sem Fronteiras é feito por meio de unidades móveis e o seu diferencial é o acompanhamento das mulheres com mamografias inconclusivas, com a oferta de exames complementares para o diagnóstico e o encaminhamento ao tratamento, visando à integralidade do atendimento.

O câncer de mama é uma doença que preocupa as autoridades de saúde no mundo inteiro. “Através do Saúde sem Fronteiras, o Governo do Estado vem buscando,  em todas as regiões da Bahia, mulheres que não tiveram a oportunidade de realizar um exame de mamografia e que, as vezes, nem tem noção da importância do diagnóstico precoce dessa doença que, se não for tratada a tempo, pode levar à morte”, esclarece Jucélia Nascimento, diretora de Programas Estratégicos (Dipro) da Secretaria da Saúde do Estado, responsável pelo programa.

Para as mulheres com diagnóstico positivo, o tratamento cirúrgico, quimioterápico ou radioterápico será realizado em unidades de alta complexidade em oncologia na região de residência das pacientes. Este programa é uma ferramenta de acesso da mulher às ações de prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama.

Para a diretora da Dipro, além de diagnosticar o câncer de mama, o programa oferece todo o tratamento, até levantar a auto-estima das mulheres que, infelizmente tiveram que retirar a mama. “Oferecemos, através do Hospital da Mulher, a cirurgia de reconstrução da mama, permitindo que a mulher possa voltar feliz para a sua vida”, disse Jucélia Nascimento.

Câncer de Mama

Segundo tipo mais frequente no mundo, o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. Se diagnosticado precocemente e tratado oportunamente, as chances de cura chegam a 95%. De acordo com o Instituto nacional do Câncer (INCA), a estimativa de novos casos na Bahia, para este ano é de 2.760.

Dados computados pela Sesab apontam que em 2016 morreram 814 mulheres vítimas do câncer de mama. Em 2015, este número chegou a 865. Este ano, dados preliminares até 28 de junho, apontam que 338 mulheres morreram vitimadas pela doença.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141147 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.