Primeira edição do projeto ‘Arte no Cidade’ reúne artistas em Salvador

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Cartaz do projeto 'Arte no Cidade', apresenta exposição 'Bahia em 4 Estilos'.
Cartaz do projeto 'Arte no Cidade', apresenta exposição 'Bahia em 4 Estilos'.
Cartaz do projeto 'Arte no Cidade', apresenta exposição 'Bahia em 4 Estilos'.
Cartaz do projeto ‘Arte no Cidade’, apresenta exposição ‘Bahia em 4 Estilos’.

O Shopping da Cidade realiza a primeira edição do projeto ‘Arte no Cidade’, com a exposição ‘Bahia em 4 Estilos’, onde quatro artistas de diferentes universos se encontram para retratar uma Bahia plural e suas belezas. Utilizando como ferramentas pincel, nanquim, papel e a fotografia, Elano Passos, André Fernandes, Alexandre Feliciano e Sayuri Miura apresentam seus trabalhos no evento aberto ao público, que acontece de 20 a 29 de julho de 2017, no Shopping Cidade, localizado em frente ao Parque da Cidade, no Itaigara, em Salvador.

O evento é uma parceria do Shopping Cidade com a Moldura Minuto e tem como vitrine, as obras de Elano Passos com obras exclusivas sobre o sincretismo religioso, festas populares e o cotidiano da cidade com o nanquim. André Fernandes, fará um recorte fotográfico que retrata aspectos da cultura baiana, como arquitetura, a relação com o mar e com o povo. Já Alexandre Feliciano utiliza as cores vivas em suas pinturas valorizando os cenários típicos da região e Sayuri Miura criou para a exposição o tema “Bahia de Todos os Santos e Flores do Sertão Baiano”, que apresenta através do origami, a miscigenação religiosa na cultura baiana e a delicadeza e beleza das flores do Sertão.

As peças expostas estarão à venda e a retirada será após o término da exposição.

De acordo com a organização do evento, cada artista vai expor entre 10 a 20 obras, algumas delas produzidas exclusivamente para a exposição e outras, dos seus acervos.

Para o artista Elano Passos, essa é uma exposição especial por estar entre amigos apresentando a Bahia através de técnicas diferentes. “A expectativa de um evento que reúne amigos é sempre grande, a energia é muito positiva e a entrega pela arte maior ainda. Apresentar à sociedade técnicas diferentes, com visões artísticas peculiares transforma a exposição em especial. Trata-se de vivências e olhares de cada um de nós sobre a Bahia como um todo, ou recortes temáticos. Da fotografia à pintura, do origami ao nanquim, são todas artes complementares e harmônicas conceitualmente. Reforço o grande apoio e incentivo do Shopping à arte, além de construir uma referência na região”, destaca.

Sobre os artistas

Elano Passos – Nanquin – é designer e desde criança se destaca pelos traços dos seus desenhos. Quando garoto lia revistas em quadrinhos e por isso traz como referência ilustrações da Disney e de Maurício de Souza, passando pela Revista MAD, além de ser fã dos personagens do cartunista Angeli, como Bob Cuspe, Wood e Stock, Rê Bordosa.

Sincretismo religioso, festas populares e cotidiano são alguns temas das telas desenhadas para a exposição “Salvador em nanquim”. “São telas preparadas especialmente para a exposição. As ilustrações do artista são feitas com caneta nanquim e possuem características próprias.

Sayuri Miura – Origami – Origamista há mais de cinco anos, iniciou suas primeiras dobraduras como uma diversão. Hoje, profissionalmente, une a técnica do origami a colagens, recortes e misturas de cores e estampas, conseguido assim transformar o papel em Arte!

Alexandre Feliciano – Pop art – Formou-se em artes plásticas na Escola de Belas Artes da UFBA e em busca contínua por novos conhecimentos, realizou cursos com Waldo Robatto e Juarez Dias. Empresário há mais de dez anos na área de serigrafia, inspirou-se no artista Andy Warhol e se encontrou na Pop Art. Hoje, suas obras apresentam sua identidade através da composição de técnicas de serigrafia e tinta sobre tela. Sempre transformando pessoas, lugares e imagens, num registro inédito e atemporal. Em 2005 iniciou sua participação em exposições coletivas, como a exposição em homenagem ao aniversário de Salvador na Câmara dos Vereadores, além da coletiva na AMBEP (Associação dos Empregados da Petrobrás) e na Igreja do Stiep. A sua primeira exposição individual aconteceu em 2011 no Espaço Boulevard da Perini da Graça. Nesse momento, prepara sua próxima exposição com data prevista para Dezembro de 2017.

André Fernandes – Fotografia

Profissional de marketing e design digital, tem na fotografia uma das suas grandes paixões. Abordando temas diversos, tem na arquitetura e no cotidiano suas principais inspirações para os seus trabalhos.

Agenda

De 20 a 29/07/17

Funcionamento exposição: das 10h às 19h, de segunda a sexta-feira/sábados – 10h às 17h

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113792 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]m.br.