Políticos emitem nota de pesar em memória de Marco Aurélio Garcia, assessor especial para assuntos internacionais dos governos Lula e Dilma

Marco Aurélio Garcia (Porto Alegre, 22 de junho de 1941 — 20 de julho de 2017) foi um político brasileiro filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT). Foi professor aposentado do Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e historicamente vinculado à esquerda. Ocupou o cargo de assessor especial da Presidência da República para Assuntos Internacionais nos governos Lula e Dilma Rousseff.
Marco Aurélio Garcia (Porto Alegre, 22 de junho de 1941 — 20 de julho de 2017) foi um político brasileiro filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT). Foi professor aposentado do Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e historicamente vinculado à esquerda. Ocupou o cargo de assessor especial da Presidência da República para Assuntos Internacionais nos governos Lula e Dilma Rousseff.

O secretário de Desenvolvimento Econômico da Bahia Jaques Wagner lamentou a morte do ex-assessor especial da Presidência da República para Assuntos Internacionais dos governos Lula e Dilma, Marco Aurélio Garcia. Vítima de um infarto, ele tinha 76 anos. Foi fundador do PT e era professor de história aposentado pela Unicamp.

“Sua atuação no governo foi brilhante. O fortalecimento da nossa imagem do cenário mundial e o reconhecimento do Brasil como uma das principais vozes mediadoras do planeta foi seu grande legado. Idealizador dos BRICS, das Relações Sul-Sul, várias iniciativas suas serão encaradas, daqui a 100 anos, como a estreia do Brasil como player no mundo. O PT perde um companheiro, o país um grande quadro, o sonho de um mundo mais igual perde um dos seus maiores militantes”, disse.

Nota de pesar do deputado federal Robinson Almeida pela morte de Marco Aurélio Garcia

Hoje a humanidade perdeu um grande pensador do Brasil, um intelectual orgânico das lutas do nosso povo. Defensor de uma política voltada para o bem estar social e igualdade de direitos, Marco Aurélio se notabilizou na construção do PT e na organização da alternativa democrática e popular para o País, que resultou nos governos Lula e Dilma.

Marco Aurélio trouxe um ganho imensurável para a política externa brasileira quando esteve à frente do cargo de Assessor Especial da Presidência da República para Assuntos Internacionais.

Meu imenso pesar pela perda desse grande companheiro de luta. Meus sentimentos à família e amigos.

Marco Aurélio Garcia, Presente!

Nota de pesar: Marco Aurélio Garcia, intelectual brilhante e militante incansável

Marco Aurélio Garcia foi um intelectual brilhante e um militante incansável, desde a juventude. Fundador e ex-presidente do Partido dos Trabalhadores, assessor especial da Presidência da República, professor, contribuiu muito para o Brasil com sua capacidade de formulação teórica e, igualmente, pela articulação política que tecia de maneira respeitosa e não sectária.

Apaixonada pela ideia de integração da América Latina, foi interlocutor assíduo e qualificado das diversas forças democráticas do continente. A credibilidade política e pessoal por ele alcançada permitiu que Marco Aurélio Garcia desempenhasse, em sintonia com o Itamaraty, relevante papel na construção e execução de uma nova política externa, ativa e altiva, soberana e fraterna, com um legado que é reconhecido internacionalmente e hoje faz falta para o Brasil.

Nossa solidariedade aos familiares e amigos de Marco Aurélio Garcia.

Instituto Lula

Dilma Rousseff: Meu amigo querido, Marco Aurélio Garcia

A morte do professor Marco Aurélio Garcia, meu amigo querido, é extremamente dolorosa. Desfrutei pela última vez de sua companhia há três semanas. Conversamos sobre a vida e os momentos terríveis que o país atravessa.

Hoje é um dia de dor para todos nós, que compartilhamos com ele seus muitos sonhos, histórias e lutas. Era um amigo querido, de humor fino e contagiante, sempre generoso e cheio de ideias, dono de uma mente arguta e brilhante.

Meus sentimentos ao filho Leon, ao neto adorado Benjamin, aos familiares e todos os seus amigos.

É muito duro saber que não terei mais sua companhia, nem o prazer de ouvir sua poderosa gargalhada.

Um dia terrível para quem luta por um mundo melhor, com justiça social. Um dia muito, muito triste.

Dilma Rousseff

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108862 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]