IGHB promove seminário sobre Coronelismo e poder na Chapada Diamantina

Cena do documentário 'O cinema foi à feira'.
Cena do documentário 'O cinema foi à feira'.
Cena do documentário 'O cinema foi à feira'.
Cena do documentário ‘O cinema foi à feira’.

O Instituto Geográfico e Histórico da Bahia apresenta uma programação gratuita ao público para esta semana. Nesta quarta (26/07/2017), das 15 às 18 horas, acontece o seminário ‘Coronelismo e poder na Chapada Diamantina’. O encontro terá as participações dos professores da Uneb (Jacobina): Jackson André Ferreira, Moiseis de Oliveira Sampaio e Jedean Gomes Leite. Durante o seminário os pesquisadores irão falar sobre a importância do Coronelismo (“sistema que ficou conhecido durante a República Velha, onde os coronéis (ricos fazendeiros) eram os principais responsáveis por comandar o cenário político do país”, além de tratar, especificamente, da vida de três coronéis: Quintino Soares da Rocha, Francisco Dias Coelho e Antonio de Souza Benta.

Na quinta (27), às 17 horas, o público baiano está convidado a assistir ao documentário dirigido por Paulo Hermida e Petrus Pires, e produzido pela Iglu Filmes, que retrata os bastidores do longa ‘A Grande Feira’ – de 1961 – dirigido por Roberto Pires. A mostra conta os bastidores do filme ‘A Grande feira’, realizado na década de 60, numa Bahia que ainda aprendia a fazer cinema. Traz uma reflexão sobre um momento marcante da produção cinematográfica baiana e, em particular, como um acontecimento real “imita” a tragédia anunciada neste que foi o filme seminal do cinema novo. Antes da exibição haverá um bate papo com os diretores. Um pack contendo os filmes Redenção, A Grande Feira, Abrigo Nuclear e Tocaia no Asfalto poderão ser adquiridos por um valor simbólico de R$ 15,00 (quinze reais).

O IGHB é uma das 15 instituições apoiadas pelo programa Ações Continuadas a Instituições Culturais, iniciativa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) através do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA).

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108628 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]