Governo do Estado lança edital de certificação do artesanato baiano

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Artesanato baiano será certificado pelo Governo do Estado.
Artesanato baiano será certificado pelo Governo do Estado.
Artesanato baiano será certificado pelo Governo do Estado.
Artesanato baiano será certificado pelo Governo do Estado.

O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), lançou o edital 2017 do Programa de Certificação do Artesanato Baiano, que confere o selo de qualidade A Bahia Feita à Mão, nesta segunda-feira (03/07/2017). O evento foi realizado na sede da Coordenação de Fomento ao Artesanato, no Porto da Barra, em Salvador.

Inédita no país, a iniciativa chega neste ano à segunda edição. “Nós temos uma expectativa muito positiva. Já conseguimos certificar 190 produtos e isso é muito importante, porque a ajuda, inclusive, a ajustar o conjunto de rede de artesãos que nós temos”, explica a titular da Setre, Olívia Santana.

A certificação é feita pelo Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro), seguindo os critérios da Base Conceitual do Programa do Artesanato Brasileiro. “O Ibametro é um órgão certificador. Sua expertise vem por agregar valor à mercadoria. A gente faz uma rastreabilidade desde a matéria-prima ao produto final”, explica diretor geral do instituto, Randerson Leal. Entre 2012 e 2016, o Ibametro certificou 95 artesãos, de 25 municípios baianos, como Abaíra, Ribeira do Pombal e outros localizados na Região Metropolitana de Salvador (RMS).

A artesã Josélia Souza trabalha com fuxico, bonecas negras, entre outros produtos que já lhe renderam quatro certificações. Para ela, o selo A Bahia Feita à Mão facilitou a aceitação do trabalho no mercado. “Eu adquiri uma melhor confiabilidade dos meus produtos perante os lojistas, os eventos e as feiras”, conta a artesã, que também relata a valorização econômica da mercadoria. “Você pode galgar um preço melhor porque tem o selo”, completa.

Além do Programa de Certificação do Artesanato Baiano, a Coordenação de Fomento ao Artesanato realiza outras ações de apoio ao artesão. “Aqui na nossa sede, no Porto da Barra, acontece a comercialização, onde recebemos os produtos do selo A Bahia Feita à Mão, e também estamos emitindo, a partir da avaliação dos produtos, a Carteira Nacional do Artesanato, que permite a participação dos artesãos e artesãs em todas as feiras nacionais, em qualquer estado da federação”, destaca a coordenadora estadual de Fomento ao Artesanato, Luciana Embilina.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113789 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]